Topo

Flamengo segura pressão no Horto, vence o Atlético-MG e vira líder

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

26/05/2018 22h52

Fechando a noite deste sábado de Brasileirão, o Atlético-MG recebeu o Flamengo no Independência e saiu derrotado por 1 a 0. O time mineiro fez um jogo melhor, pressionou bastante em alguns momentos, mas não fez o principal. Em um contra-ataque já na parte final do jogo, Everton Ribeiro marcou para os rubro-negros, que agora voltarão ao Rio com os três pontos e a liderança do Brasileiro.

O resultado deixou o Galo com 13 pontos e agora na terceira colocação, atrás também do Fluminense, que venceu a Chape durante a tarde. O Flamengo vai aos 14 pontos e só perderá a ponta se o Corinthians triunfar neste domingo com uma diferença de três gols.

O melhor: Vinicius Junior foi o jogador que mais deu trabalho à defesa atleticana. No primeiro tempo, o garoto foi um dos poucos responsáveis pelas chances ofensivas do Flamengo. Na etapa final, seguiu com poucas oportunidades, mas foi crucial ao ganhar na velocidade de Emerson e fazer praticamente 90% do trabalho antes de presentear Everton Ribeiro com o gol da vitória.

Substituto de Ricardo Oliveira sai chateado, mas recebe apoio

Aos 18 anos de idade, Alerrandro teve a tarefa de substituir o centroavante Ricardo Oliveira. Em campo, o jovem ajudou na marcação e organização das jogadas, mas foi pouco acionado. Por centímetros, não aproveitou a bola no travessão de Róger Guedes e colocou a bola pra dentro. Foi substituído no segundo tempo e saiu escondendo o rosto, com os olhos marejados, mas recebeu o aplauso da torcida e o apoio de Thiago Larghi.

Zaga quase inédita do Fla vai bem em partida importante

Sem contar com Réver, Juan e Rhodolfo, a zaga do Fla foi formada pelos jovens e não tão experientes Léo Duarte e Thuler. Mas a dupla conseguiu se sair bem diante da pressão atleticana e fez o “arroz com feijão” sem cometer nenhum grande pecado.

Galo começa intenso e carimba o travessão de Diego Alves

O Atlético fez um melhor primeiro tempo, com mais intensidade, pressionando a saída de bola e chegando ao gol com mais perigo. Seus laterais subiram bastante e apoiaram bem tanto pelos lados quanto pelos meios. Apesar de melhor, pecou no último passe e na hora de definir. A melhor oportunidade surgiu do cruzamento de Blanco que Róger Guedes cabeceou no travessão.

Fla tem dificuldades para sair e aposta no contra-ataque

O jogo coletivo do Flamengo não funcionou. A equipe passou o primeiro tempo quase todo pressionado pelo adversário e com dificuldades de sair jogando. Com pouca movimentação, ficou dependente das jogadas individuais e lançamentos de longa distância, produzindo poucas chances e gerando alguns lances de impedimento.

Atlético pede pênalti e Larghi reclama muito

Aos 35 do primeiro tempo, a torcida atleticana ficou na bronca com a não marcação de um possível pênalti para o Galo. Alerrandro recebeu uma carga de Thuler, mas Anderson Daronco não considerou o suficiente para anotar a penalidade. Na beira do gramado, o árbitro precisou conversar com Thiago Larghi para encerrar as reclamações.

Flamengo equilibra jogo, aprende a sofrer e abre o placar

O Flamengo não voltou do vestiário disposto a vencer a qualquer custo, mas apresentou um time mais encorpado e com mais participação do meia Diego. Apesar de continuar amassado em alguns momentos, soube sofrer o suficiente e marcar seu golzinho. Dessa vez o contra-ataque deu certo, Vinicius Junior ganhou na velocidade de Emerson e deixou o gol livre para Everton Ribeiro balançar as redes. No final do jogo, o Galo ainda ameaçou mais uma vez e carimbou de novo o travessão de Diego Alves.

ATLÉTICO-MG X FLAMENGO

Motivo: 7ª rodada do Brasileirão
Data/hora: 26/05/2018, às 21h (de Brasília)
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)

GOL: Everton Ribeiro, 34'2ºT (0-1)
Cartões amarelos: Luan (CAM), Rodinei, Lucas Paquetá, Thuler, Vinicius Junior (FLA)
Cartão vermelho: Não teve.
Público/Renda: 15.797 pagantes/R$ 561.325,00.

ATLÉTICO-MG: Victor: Emerson, Bremer, Gabriel e Fábio Santos; Adilson, Gustavo Blanco (Otero, 33'2ºT); Luan, Cazares (Tomás Andrade, 39'2ºT) e Róger Guedes; Alerrandro (Erik, 20'2ºT). Técnico: Thiago Larghi.

FLAMENGO: Diego Alves; Rodinei, Léo Duarte, Thuler e Renê; Jonas, Lucas Paquetá, Diego, Everton Ribeiro (Romulo, 40'2ºT) e Vinicius Júnior (Felipe Vizeu, 45'2ºT); Henrique Dourado (Jean Lucas, 22'2ºT). Técnico: Maurício Barbieri.