Topo

Grêmio mira 'bloco da frente' e usará recesso da Copa para recuperar elenco

Quarteto da frente é o alvo do técnico Renato Gaúcho até o recesso para Copa do Mundo - Ricardo Rimoli/AGIF
Quarteto da frente é o alvo do técnico Renato Gaúcho até o recesso para Copa do Mundo Imagem: Ricardo Rimoli/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/05/2018 04h00

O Grêmio tem um plano claro até o recesso da Copa do Mundo: ficar entre os quatro primeiros no Brasileirão. A ideia do time de Renato Gaúcho é, então, usar o recesso para recuperar os jogadores e brigar pelos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores ao mesmo tempo do nacional no segundo semestre.

"Em primeiro lugar temos de ficar no bloco da frente. Temos alguns jogos pela frente e temos que buscar o maior número de pontos. Essa parada vai ser muito boa para o Grêmio. Vamos ter tempo suficiente para recuperar todos os jogadores. E aí vamos ter todos jogos decisivos. Vai ter Copa do Brasil, Libertadores com mata-mata e Brasileiro com rodadas decisivas", afirmou o comandante de campo.

Hoje o quarto colocado, Palmeiras, tem 11 pontos e 61% de aproveitamento. Nas 12 rodadas que antecedem a Copa do Mundo, o mesmo aproveitamento requer 22 pontos, ou seja, faltam ao Grêmio 13 a serem conquistados. Precisa, então, vencer quatro e empatar um dos seis jogos que ainda terá pela frente, o que dá 72% de aproveitamento, caso o cenário se mantenha este.

"O torcedor do Grêmio está se acostumando mal. A gente ganha de 1 a 0 e pode haver isso ou aquilo. Nem sempre o Grêmio vai fazer grandes partidas, principalmente pela maneira que os adversários estão jogando. Mas a gente conseguiu classificação na Copa do Brasil e Libertadores. O próximo objetivo até a copa do Mundo é deixar o Grêmio no pelotão da frente do Brasileiro. Aquele grupo ali. Aí vamos ter nossa folga com o dever cumprido. O desgaste é muito grande, não é mole… A gente vive praticamente dentro de hotel e avião", explicou Portaluppi.

O Grêmio precisa de tempo para se recuperar, de fato. O elenco sofre com uma série de lesões, talvez pela concomitância de disputas no início da temporada. Everton está de volta após um período afastado por lesão. O mesmo vale para Hernane Brocador. Por outro lado, Luan fica fora contra o Ceará por apresentar dores musculares, Arthur, Jael, Michel e Alisson já estavam fora por motivos de lesão.

Depois da Copa, ainda, o Tricolor contará com o retorno de Pedro Geromel, convocado pelo técnico Tite para a maior competição de futebol do mundo.

Se sofre com desfalques, o Grêmio não tem deixado os resultados caírem. Foi campeão gaúcho no início do ano, está classificado às quartas de final da Copa do Brasil, avançou às oitavas de final da Libertadores como segunda melhor campanha da fase de grupos e ainda está em posto intermediário do Brasileiro, mesmo tendo usado reservas algumas vezes.

No domingo, o duelo contra o Ceará está marcado para as 19h (de Brasília).