Topo

Grêmio falha no ataque contra o Flu e chega ao quarto 0 a 0 no Brasileiro

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/05/2018 23h39

A volta de Luan não foi suficiente. O Grêmio empatou sem gols com o Fluminense, nesta quarta-feira (30), em jogo da oitava rodada do Campeonato Brasileiro. Mais uma vez o time gaúcho teve posse de bola muito maior, mas não marcou. As chances de gol até apareceram, contudo faltou pontaria quando o ferrolho do clube carioca foi vencido. E assim, a equipe dirigida por Renato Gaúcho chegou ao quarto 0 a 0 no Brasileirão.

Luan, escalado depois de dores musculares e ausência diante do Ceará, deu mais dinâmica. Everton injetou velocidade. Mas faltou o gol. Na etapa final, o acerto no alvo passou longe.

O resultado faz o Flu seguir a frente do Grêmio: 14 contra 13 pontos. E deixa ambos os clubes longe da liderança do campeonato.

Para o Grêmio o duelo deixa um sabor ainda mais amargo. Foi o quarto empate sem gols do time no Brasileirão e o terceiro como mandante. Antes do Fluminense, Atlético-PR e Inter também não tomaram gols na Arena. E o Paraná, em Curitiba, fecha a lista de 0 a 0.

Quem foi bem: Maicon

Volante distribuiu bons passes, grandes lançamentos e tentou botar o Grêmio mais perto do gol. Em um jogo onde o ataque pecou, Maicon fez sua parte para tentar quebrar o empate de placar fechado.

Quem decepcionou: Luan

Artilheiro do Grêmio no ano, ao lado de Everton, meia-atacante levou muito pouco risco direto ao gol do Fluminense. Viu de longe as melhores chances do time tanto de fora como de dentro da área.

Grêmio faz 12 x 0 no primeiro tempo. Em chutes

O Grêmio teve atitude para encarar o paredão do Fluminense, mas não conseguiu escapar de um cenário que é sina ao longo da temporada. Nem os lançamentos de Maicon e os chutes de longe ajudaram o time da casa a abrir o placar antes do intervalo. Ainda assim, a equipe de Renato acumulou 12 conclusões na primeira etapa. Um repertório que fez até Maicon aparecer na linha de fundo e Bruno Cortez arriscar algo raro com arremate direto.

Flu monta linha de cinco

O Fluminense não quis dar brecha e entrou em campo formando o tempo todo uma linha de cinco jogadores na defesa. Os três zagueiros reforçados por uma postura bem defensiva dos laterais Gilberto e Marlon. A ideia, claramente, era fechar espaços e sair apenas com os meias em alta velocidade. A defesa fortalecida impactou muito no desempenho do time.

Segundo tempo mais aberto

Na etapa final o jogo ficou mais aberto e as chances de gol apareceram em maior número para ambos os lados. O Fluminense teve duas boas oportunidades, mas falhou. O Grêmio viu Everton errar pelo menos três vezes, mas também não se deu bem com Luan e André. Nem os seis minutos de acréscimo serviram para mudar o escore.

André quase ganha carro zero km

Renato Gaúcho fez uma aposta com o elenco do Grêmio, semanas atrás, e quase teve que cumprir nesta quarta-feira. Ainda no primeiro tempo, André encaixou uma linda bicicleta e acertou o canto direito de Júlio César. Um golaço que obrigaria o treinador a dar carro zero quilômetro, tal qual foi dito no desafio. A sorte do técnico é que o centroavante estava impedido e a jogada foi anulada.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 0 FLUMINENSE

Data e hora: 30/05/2018 (quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Público: 20.044 pessoas (18.194 pagantes)
Renda: R$ 510.968,00
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Alessandro Alvares Rocha de Matos (BA) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Cartões amarelos: Kannemann (GRE); Nathan Ribeiro, Sornoza, Renato Chaves, Dodi (FLU)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Madson (Thaciano), Bressan, Kannemann e Cortez; Cícero, Maicon, Lima (Pepê), Luan e Everton; André (Thonny Anderson)
Técnico: Renato Gaúcho

FLUMINENSE: Júlio César; Renato Chaves, Nathan e Luan Perez; Gilberto (Mateus Norton), Richard, Dodi (Douglas), Jadson, Sornoza e Marlon; Pedro (João Carlos)
Técnico: Abel Braga