Topo

Roger diz que não sentiu pressão e ironiza: "Longos dois jogos sem vencer"

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

02/06/2018 23h45

O treinador Roger Machado afirmou que não se sentiu pressionado antes da vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, neste sábado (2), que fez o Palmeiras voltar a pontuar no Brasileirão após duas derrotas seguidas. O comandante alviverde disse que trabalhou com a mesma tranquilidade de sempre nos últimos dias e aproveitou para ironizar o "longo" jejum do time na competição.

"Eu não me sentia pressionado. Pode ser que, pelos resultados, o ambiente externo estava me pressionando, depois de longos dois jogos sem vencer. É importante vencer novamente, subir posições na tabela. Importante porque a gente mostrou poder de superação, equilíbrio no segundo tempo. Quem entrou, entrou bem e pôde contribuir com uma boa vitória", avaliou o treinador.

Roger disse que não acompanha de perto o que é falado por imprensa e torcida sobre seu trabalho, mas que as críticas aos treinadores costumam ser as mesmas da época em que ele era jogador. Ele também comentou a postura dos jogadores, que foram abraçá-lo no banco de reservas após cada gol marcado.

"Não quero achar nada, não tenho pretensão de ditar o que vai ser dito sobre meu trabalho. Mas a forma como vejo o que está acontecendo é porque eu tenho essa consciência. Externamente, a pressão que é exercida, os meus 25 anos de futebol me fazem tranquilamente absorver isso tudo. Se eu pegar as informações de lá atrás, nesses momentos turbulentos são sempre as mesmas razões", afirmou.

"Tenho minhas compilações, recortes de 25 anos atrás. Se eu pegar, são sempre os mesmos argumentos: o treinador perdeu o grupo, existe problema interno. E por vezes isso passa para dentro do vestiário. Isso (abraços dos jogadores) serve para demonstrar que o ambiente é bom", completou.

Sobre o jogo, o treinador avaliou que o primeiro tempo foi equilibrado, mas que o time ficou preocupado demais em reclamar da arbitragem. Roger acalmou os jogadores no intervalo e o Palmeiras voltou melhor para a segunda etapa, empatando aos 10 minutos e fazendo mais dois gols aos 21 e aos 23.

"A gente se desequilibrou (após tomar o primeiro gol), passou a prestar atenção na arbitragem e perdeu o foco na partida. As intervenções no intervalo, além de técnico-táticas, foram para continuarmos indignados, para buscarmos o empate e a virada, mas focados no jogo. Fizemos o gol logo cedo, e aí sim retomamos o controle emocional do jogo também, além de técnico", afirmou.

O Palmeiras volta a campo pelo Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (6), contra o Grêmio, fora de casa. Com a vitória sobre o São Paulo, o time alviverde pulou para a quinta posição da tabela, com 14 pontos.