Topo

Grêmio faz 2 a 0, assume terceiro lugar e afunda o Bahia na crise

Do UOL, em Porto Alegre

03/06/2018 17h56Atualizada em 03/06/2018 21h55

O Grêmio venceu o Bahia, neste domingo (3), em Salvador, com um futebol diferente. O jogo da nona rodada foi marcado por muitas faltas, sete cartões amarelos e poucas chances de gol. A equipe de Renato Gaúcho fez uma jornada atípica, com menos profundidade, e o time baiano não conseguiu nem na pressão pelo alto evitar a derrota. Maicon e Thaciano marcaram no 2 a 0 em favor do clube gaúcho. Cerca de três horas após o término da partida, os baianos anunciaram a saída do técnico Guto Ferreira.

Para o Grêmio, a vitória na Fonte Nova é uma compensação ao empate com o Fluminense na rodada anterior. Com o resultado, o time gaúcho chega a 16 pontos e fica em terceiro lugar na tabela. Durante o domingo, a equipe chegou a ser vice-líder, mas com o triunfo do Cruzeiro em cima do Ceará terminou mais abaixo. Na segunda-feira o Flu, que pega o Paraná fora de casa, pode ultrapassar o clube gaúcho.

Já nas contas do Bahia a derrota é péssima. Com oito pontos no Brasileirão, o time baseava a campanha justamente nos resultados como mandante. A torcida presente no jogo chegou a gritar 'adeus, Guto' no final, o que se concretizou mais tarde.

Quem foi bem: Maicon e Kannemann

Volante, outra vez, foi o melhor jogador no Grêmio. Mesmo que a atuação dele tenha sido menor na comparação com outros jogos individuais, acabou sendo decisiva. Já o zagueiro argentino garantiu segurança e imposição contra adversário que forçou jogo aérea.

Quem decepcionou: André Allione

Centroavante do Grêmio novamente fez jogo abaixo. Com pouquíssima participação, potencializou as dificuldades do time gaúcho em manter a posse da bola e ter profundidade. O argentino do Bahia foi escalado pela direita e não ajudou. O primeiro a ser sacado, assistiu do banco uma melhora no volume do time da casa.

Grêmio perde 100%, mas faz

A falta de Lucas Fonseca em Ramiro rendeu o décimo terceiro pênalti a favor do Grêmio no ano. Até este domingo, o Tricolor fez todos. O 100% de aproveitamento terminou com Maicon, que chutou rasteiro no canto direito e viu Douglas defender. No rebote, o próprio camisa 8 colocou no lado oposto e marcou.

Ainda com a bola. Sem agressividade

O Grêmio que sufoca adversários e está sempre perto da área não apareceu no primeiro tempo em Salvador. Mesmo que tenha encerrado a etapa inicial com mais posse de bola que o Bahia, o time gaúcho foi menos agressivo. Reflexo dos vários desfalques, mas também de atuações individuais que não foram tão boas. O suficiente, no entanto, para vitória parcial.

"A gente fez o gol e parou de jogar. Ficamos com a posse de bola, mas sem objetividade. E aí vai ficar a gente defendendo e eles atacando", disse Maicon na ida para o intervalo e o cenário se confirmou. As entradas de Lima, Thaciano e Pepê renderam contra-ataques pontuais, mas nos acréscimos garantiram o 2 a 0.

Bahia aperta como pode

A vantagem do Grêmio logo com 10 minutos deixou o Bahia ainda mais pressionado. E a postura em casa já indicava um jogo mais ofensivo mesmo. O problema é que os mandantes não apresentaram grande repertório e ficaram longe do gol mesmo quando viveram melhor fase no primeiro tempo. Muito jogo aérea, bola longa para laterais apostarem corrida e só.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 0 X 2 GRÊMIO

Data e hora: 03/06/2018 (Domingo), às 16h (Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Pericles Bassols Cortez (PE)
Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva (PE) e Cleberson do Nascimento Leite (PE)
Cartões amarelos: Douglas, Zé Rafael (BAH); Jailson, Bruno Cortez, Bressan, Everton, Maicon (GRE)
Gol: Maicon, aos 10 minutos do primeiro tempo; Thaciano, aos 48 minutos do segundo tempo

BAHIA: Douglas; Nino Paraíba, Tiago, Lucas Fonseca e Léo Pelé; Elton, Edson (Flávio), Allione (Vinicius), Régis e Zé Rafael; Júnior Brumado (Fernandinho)
Técnico: Guto Ferreira

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Gomes, Bressan, Kannemann e Bruno Cortez; Jailson, Maicon, Ramiro (Lima), Thonny Anderson e Everton; André (Thaciano)
Técnico: Renato Gaúcho