Topo

Depois de sofrer com Cueva, São Paulo quer mostrar que não depende de Nenê

Nenê é o vice-artilheiro do Tricolor na temporada, mas não enfrenta o Internacional - Marcello Zambrana/AGIF
Nenê é o vice-artilheiro do Tricolor na temporada, mas não enfrenta o Internacional Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Bruno Grossi

Do UOL, em São Paulo (SP)

05/06/2018 04h00

Nenê se tornou símbolo do São Paulo de Diego Aguirre. Até o último sábado, quando o time perdeu para o Palmeiras no Allianz Parque, o meia havia disputado todos os 17 jogos da equipe sob o comando do técnico uruguaio. Neste período, marcou cinco de seus sete gols e deu duas de suas três assistências na temporada. Só que a sequência foi interrompida pela suspensão por acúmulo de cartões amarelos e o Tricolor passará por seu primeiro teste contra a "Nenê-dependência" às 21h30 desta terça-feira.

O duelo com o Internacional será disputado no Morumbi, válido pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Os são-paulinos precisam vencer para seguir no G4 e na caça ao líder Flamengo. E fazer isso sem Nenê será mais uma prova de que o time, apesar do revés no clássico do último sábado, de fato evoluiu com Aguirre. Até poucos meses atrás, perder uma referência como essa em campo era sinônimo de desespero. A equipe sofria demais quando Christian Cueva não jogava e a qualidade e os resultados pioravam.

A contratação de Nenê, no fim de janeiro, servia justamente para tentar abrandar essa diferença. O reforço, no entanto, se saiu melhor do que o esperado e superou o peruano. Pouco se notou ou sentiu a ausência de Cueva desde o empate por 2 a 2 com o Atlético-MG, há um mês. Mas e agora? Valdivia, que também ajudou o São Paulo a esquecer o camisa 10 no início do ano, não pode enfrentar o Inter por estar emprestado pelos gaúchos. A vaga de Nenê provavelmente vai cair nas mãos de um garoto formado em Cotia.

Liziero pode atuar mais adiantado, como um meia, mantendo Jucilei e Petros como volantes. Até aqui, ele disputou 17 partidas e deu uma assistência na temporada. Lucas Fernandes também é opção, embora goste de armar o jogo mais de trás e sofra pela irregularidade. No ano, jogou 11 vezes e deu duas assistências. Por fim, Aguirre ainda pode apostar em Shaylon, que frequenta mais a área como Nenê, vai bem nas bolas paradas e já marcou um gol nas dez oportunidades que recebeu em 2018. É possível ainda, com a despedida de Marcos Guilherme, que duas das revelações sejam utilizadas nesta terça.

Ainda não é possível bancar essa dependência de Nenê, por isso o cenário é mais de expectativa do que de pressão sobre os jovens que podem substituí-lo. O veterano vinha jogando sempre e só perdeu seis partidas do Tricolor nesta temporada, cinco com Dorival Júnior e uma com André Jardine. Nesses embates, o time venceu três vezes, empatou uma e perdeu outras duas. O aproveitamento é de 55,5% dos pontos, com média de 1,16 gol por confronto.

Já com Nenê, que soma 27 atuações no ano, o aproveitamento sobe para 56,7% e a média de gols, para 1,25. Os números são melhores, mas não há uma diferença brutal. A última vez em que o meia não atuou foi em 14 de março, no último jogo do São Paulo antes da estreia de Aguirre. Na ocasião, dirigido pelo agora auxiliar técnico André Jardine, o time venceu o CRB por 3 a 0, em Maceió, e garantiu vaga na quarta fase da Copa do Brasil. Valdivia fez um gol e deu duas assistências. Cueva participou de um dos tentos. O único "intruso" foi Petros, que deu uma das assistências.

FICHA TÉCNICA: 
SÃO PAULO X INTERNACIONAL

Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 5 de junho de 2018, às 21h30
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Assistentes: Pedro Martinelli Christino e Luciano Roggenbaum (ambos do PR)

SÃO PAULO: Sidão, Militão, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Jucilei, Petros e Liziero; Lucas Fernandes (Shaylon), Everton e Diego Souza. Técnico: Diego Aguirre

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Zeca, Rodrigo Moledo, Vicotor Cuesta e Iago; Gabriel Dias (Charles), Patrick, Edenílson, William Pottker e Lucca; Leandro Damião. Técnico: Odair Hellmann