Topo

Clássico vale emprego de Jair no Santos e paz para Loss no Corinthians

Osmar Loss e Jair Ventura disputam clássico em meio a uma série de resultados negativos - Thiago Ribeiro/AGIF e Marcello Zambrana/AGIF
Osmar Loss e Jair Ventura disputam clássico em meio a uma série de resultados negativos Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF e Marcello Zambrana/AGIF

Diego Salgado e Samir Carvalho

Do UOL, em Santos e São Paulo

06/06/2018 04h00

O clássico entre Corinthians e Santos nesta quarta-feira, às 21h (de Brasília), na Arena Corinthians, válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, deve influenciar bastante o futuro dos jovens treinadores Osmar Loss e Jair Ventura. O técnico corintiano não corre risco de demissão, mas um tropeço em casa pode iniciar a pressão para que ele volte a ser auxiliar técnico. Jair, por sua vez, está "pendurado" há cinco rodadas, mas ganhou fôlego após a goleada contra o Vitória por 5 a 2, no último domingo, na Vila Belmiro.

Loss vive às voltas com a desconfiança em relação ao seu trabalho à frente do Corinthians. Em quatro jogos sob o comando do ex-auxiliar, o time alvinegro saiu de campo derrotado em três ocasiões, contra Millonarios, na Libertadores, Inter e Flamengo, pelo Brasileirão. Os dois resultados ruins no Nacional fizeram a equipe de Loss desabar na tabela do campeonato - hoje, ela ocupa a oitava posição, com 14 pontos.

Não à toa as comparações com Fábio Carille são uma constante desde o primeiro dia de trabalho. Com o antigo treinador, apesar da inconstância mostrada a partir do começo da atual temporada, o Corinthians conseguiu conquistar o Campeonato Paulista. Na campanha, mostrou força diante dos principais rivais ao eliminar São Paulo e Palmeiras na reta final. O desempenho em clássicos, inclusive, era um dos pontos fortes da 'era Carille'.

Loss - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Osmar Loss comandará o Corinthians pela quinta vez depois da saída de Fábio Carille
Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

A expectativa no Corinthians é que a parada da Copa do Mundo sirva para ajustes em relação à equipe corintiana. No entendimento de comissão técnica, jogadores e diretoria, os desfalques pesam e prejudicam esse começo de trabalho de Loss. Nos últimos jogos jogadores, como Ralf, Clayson, Renê Júnior, Romero e Emerson Sheik estavam em recuperação física. Cássio e Fagner, dois dos pilares do time, estão com a seleção brasileira.

"Ele está tranquilo, normal, trabalhando como sempre, nada diferente do que estamos acostumados. Nossa situação não está feia. Temos um ambiente muito, estamos classificados na Copa do Brasil e na Libertadores, brigando no Brasileiro. É pensar jogo a jogo", ressaltou o zagueiro Balbuena.

Além disso, o tempo escasso e a falta de treinos também jogam contra o Corinthians nesta troca de comando. O time entra em campo de três em três dias e não tem tempo para atividades mais intensas no CT Joaquim Grava. Com a parada para a disputa do Mundial da Rússia, os atletas e a comissão terão dez dias de folga e pelo menos mais três semanas de inter-temporada.

O clássico com o Santos é fundamental para os planos do Corinthians antes do período sem jogos. O clube entende que é preciso ficar próximo dos líderes na tabela para tentar assumir novamente a liderança depois da Copa do Mundo, com o retorno dos jogadores que hoje não têm condições físicas. O time ainda enfrenta o Vitória em casa e o Bahia em Salvador antes do Mundial.

Jair espera por reforços após a Copa

No Santos, o "projeto" Copa do Mundo também faz parte da comissão técnica. Jair Ventura sabe que precisa superar a maior crise a frente do alvinegro praiano e se manter empregado até o Mundial. Isso porque o treinador confia que a diretoria santista cumprirá a promessa de contratar entre três e quatro reforços, no mínimo, para a sequência da temporada.

Jair Ventura - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Jair viu o Santos entrar na zona de rebaixamento ao fim da oitava rodada do Brasileirão
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Com isso, Jair voltaria com o elenco reforçado a disputar a Copa Libertadores, Copa do Brasil e Brasileiro. A esperança é que sejam contratados três meio-campistas e um centroavante. Recentemente, o clube paulista abriu negociações por Wallace, do Hamburgo-ALE, Elias, do Atlético-MG, e Bryan Ruiz, costarriquenho que atua no Sporting-PO. Mas todas estas contratações são consideradas difíceis de acontecer.

Após o clássico, Jair Ventura já será a pauta principal de reunião agendada entre o presidente José Carlos Peres, o vice Orlando Rollo, e os sete integrantes do Comitê Gestor. O encontro só não ocorreu antes por conta da viagem de Peres, que chefiou a delegação da seleção brasileira na Europa.

Sendo assim, Jair sabe que uma vitória contra o arquirrival na Arena o manterá no cargo. Mas vale lembrar que, antes da goleada contra o Vitória, todos os dirigentes, incluindo presidente e vice, consideravam insustentável a permanência do treinador em caso de mais uma derrota, principalmente por conta dos protestos, pichações e até invasão ao CT Rei Pelé, por parte da torcida.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS x SANTOS

Data: 6 de junho de 2018, quarta-feira
Horário: 21h (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (10ª rodada)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Rodrigo Figueiredo Correa (RJ)

CORINTHIANS: Walter; Mantuan, Balbuena, Henrique e Sidcley; Gabriel e Maycon; Pedrinho, Rodriguinho e Romero (Mateus Vital); Roger. Técnico: Osmar Loss

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, David Braz e Dodô; Diego Pituca, Renato e Jean Mota; Gabriel Barbosa, Rodrygo e Eduardo Sasha. Técnico: Jair Ventura