Topo

Grêmio foge de abatimento e quer sprint antes de 'zerar' problemas

Do UOL, em Porto Alegre

07/06/2018 04h00

Perder em casa para o Palmeiras gerou um novo desafio ao Grêmio: evitar abatimento. Logo depois de levar 2 a 0 em plena Arena, o time gaúcho já iniciou movimento para afastar eventual desalento com a campanha como mandante e desempenho geral recente. A ideia é dar uma espécie de sprint, arrancada final, antes do recesso para Copa do Mundo. A parada é tratada como marco zero para a sequência de jogos decisivos por Copa do Brasil e Libertadores.

Com lesões em série e cansaço acumulado pela maratona de jogos, o Grêmio entende que a parada no calendário é um trunfo.

"Domingo tem mais. Depois tem Sport. E vem a parada. E vamos ver se a gente consegue recuperar todo mundo e não ter mais isso", disse Renato Gaúcho.

No departamento médico, o Grêmio tem Michel, Marcelo Oliveira, Alisson e Jael. Arthur, contudo, voltou diante do Palmeiras. Léo Moura, Luan e Ramiro convivem com dores. Kannemann e Bruno Cortez lideram o ranking daqueles que mais atuaram no ano. Maicon deixou o jogo com dores na panturrilha e Everton recentemente contraiu lesão muscular.

As condições individuais impactam no desempenho coletivo. Contra o Palmeiras, mesmo com escalação próxima do ideal, o Grêmio não foi bem. Produziu pouco, não teve efetividade.

"Esse período todo time vai passar, é algo normal... Se fizer uma análise boa, o time está lá em cima. Não é hora de achar que tudo está errado", comentou o centroavante André.

Recentemente, o próprio Grêmio enxergou expectativas muito altas por goleadas recentes. A oscilação depois de uma sequência de quase 20 jogos com intervalo de três dias entre cada compromisso cobrou seu preço.

"Não vamos ganhar todas, seja em casa ou fora, é sempre difícil", ponderou Renato. "Trabalhar em time grande é isso, disputar várias competições. Os nossos problemas nem começaram, essa é a verdade. Os problemas virão depois da Copa. Já nesse primeiro semestre tivemos jogos em Copa do Brasil, Libertadores, e tivemos lesões. Times cansados. Na volta é matar ou morrer, tem Campeonato Brasileiro", completou o treinador logo depois.

No domingo, o Grêmio recebe o América-MG no penúltimo jogo antes do recesso. Na quarta-feira, atua em Recife diante do Sport na partida válida pela décima segunda rodada. Logo depois do jogo, o grupo recebe 10 dias de folga geral e na retomada entra em regime de pré-temporada com treinamentos físicos. Um período para acabar com problemas antes de chegarem outros novos.