Topo

Roger cita estratégia para vencer no RS e vê "marca" de Renato no Grêmio

Do UOL, em São Paulo

07/06/2018 00h41

O técnico Roger Machado saiu bastante satisfeito da vitória por 2 a 0 do Palmeiras sobre seu ex-time, o Grêmio, na casa do adversário, nesta quarta-feira (6). O comandante alviverde elogiou a equipe gaúcha, que segundo ele tem a "marca" de seu sucessor Renato Gaúcho, e contou sua estratégia para tentar neutralizá-la.

"Para mim, um dos principais pilares dessa equipe do Renato é a construção desde os volantes, que conseguem lidar muito bem com a bola e achar soluções, passes entrelinha. Tem quatro jogadores do Grêmio que dificilmente perdem a bola: o Arthur, o Maicon, o Cebolinha (Everton) e o Luan. A retenção da bola por esses jogadores permite que o Grêmio ganhe campo e coloque muitas das suas peças atrás das linhas", avaliou.

"É importante não permitir que esses jogadores tivessem conforto para ficar com essa bola. E que a gente roubando não estivesse no nosso campo de defesa, porque ali já estaríamos empurrados para dentro da nossa área. Sempre que possível, era para pegar Maicon e Arthur dentro do campo do Grêmio", completou Roger.

Perguntado sobre a influência de sua passagem no Grêmio sobre o estilo de futebol que a equipe pratica hoje, Roger disse que há algumas semelhanças, mas ressaltou que Renato fez modificações importantes. Com Renato, o time tricolor foi campeão da Copa do Brasil em 2016 e da Libertadores em 2017.

"É uma forma de jogar (do Grêmio) que se caracteriza nas equipes que trabalhei, de ter a bola. Mas o Renato colocou sua marca, seu estilo. Costumo dizer que no futebol brasileiro dificilmente um treinador começa um trabalho do zero, a gente sempre herda um lastro importante de outro profissional. Assim como eu herdei", concluiu.

Embalado por duas vitórias seguidas no Brasileiro, o Palmeiras volta a campo no domingo (10), contra o Ceará, fora de casa. Roger não terá à disposição os volantes Bruno Henrique e Felipe Melo, que receberam o terceiro amarelo contra o Grêmio e estão suspensos.

"Hoje a gente não tinha o Keno, o Diogo... O Victor e o Hyoran sustentaram bem. Não tínhamos a nossa dupla de zaga, e Luan e Thiago também sustentaram maravilhosamente bem. É um grupo forte, bem treinado. Agora é ver quais são as peças que temos para reposição. Coloquei o Jean, que fazia bastante tempo que não atuava, e ele conseguiu sustentar bem. O Thiago é um substituto sempre imediato do Felipe, então naturalmente se coloca à disposição para jogar. Vamos ver como a gente organiza a equipe para mais uma partida fora de casa".