Topo

Atlético-MG mostra pessimismo para manter Róger Guedes após Copa do Mundo

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

08/06/2018 07h32

O Atlético-MG venceu o América-MG por 3 a 1, no Independência, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro, e mais uma vez Róger Guedes foi destaque do time. Apesar de o artilheiro da competição não ter marcado gols, deu duas assistências, para os gols de Ricardo Oliveira e Tomás Andrade. Também chamou a atenção depois da partida, ao confirmar que já recebeu propostas de clubes estrangeiros.

Motivo de bastante preocupação para a torcida, já que o camisa 23 tem participação direta em mais da metade dos gols do Galo no Brasileirão. São seis gols marcados e três assistências nos 17 tentos anotados pelo clube. A preocupação da torcida se torna pessimismo na diretoria. Neste momento, dificilmente o jogador seguirá na Cidade do Galo no segundo semestre, como apurou o UOL Esporte.

A direção de futebol do Atlético-MG tem se esforçado para manter o atleta. Uma primeira proposta foi apresentada ao Palmeiras, que detém apenas 25% dos direitos do atacante, mas todo o poder de decisão. No entanto, o Galo ainda vai fazer algum esforço para tentar segurar seu destaque.

Mesmo com o incremento no caixa pela cláusula de solidariedade da Fifa em função da ida do meia Fred do Shakhtar Donetsk para o Manchester United, o Atlético-MG tem um limite. Passando por aperto financeiro, após anos de muitos gastos entre 2012 e 2017, o Galo não tem grande poder aquisitivo para concorrer com clubes árabes e europeus.

Pelo contrato de empréstimo com o Palmeiras, o Atlético-MG tem a preferência de igualar qualquer oferta feita pelo atacante. Além disso, o clube ainda se apoia em uma promessa feita por Alexandre Mattos, o diretor de futebol do Palmeiras. De acordo com Alexandre Gallo, diretor atleticano, o colega palmeirense prometeu que não vai negociar Róger Guedes nesta janela.

"O Alexandre Mattos prometeu para mim e para nosso presidente Sérgio que não tem intenção nenhuma de vender o atleta nesta janela, que ele vai ficar no Atlético até o fim do ano. E, mesmo assim, caso aconteça algo, nós temos a prioridade na última ação de uma possível venda. Mas como ele prometeu e é um cara de muita palavra, vamos contar com o atleta até o fim do ano", disse Gallo, no fim de maio.

Após confirmar que tem proposta para deixar o Atlético, Róger Guedes disse que a definição deve acontecer nos próximos dias. Portanto, pelo menos nos duelos antes da Copa do Mundo, contra Fluminense e Ceará, o atacante deve estar em campo. O que não é possível saber se vai acontecer depois do Mundial da Rússia.