Topo

Físico faz Thiago Neves sofrer queda no Cruzeiro, mas Mano mantém respaldo

Thiago Neves sofre queda de rendimento, mas mantém prestígio com comissão técnica - Stephan Eilert/AGIF
Thiago Neves sofre queda de rendimento, mas mantém prestígio com comissão técnica Imagem: Stephan Eilert/AGIF

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

09/06/2018 04h00

Thiago Neves sofreu sensível queda de rendimento no Cruzeiro. Depois de passar quase 20 dias sem jogar, o meia-atacante tem desempenho inferior. Mas há uma justificativa.

Desde que se recuperou de uma lesão na panturrilha direita, o camisa 30 disputou cinco partidas e marcou um gol somente. A média está bem abaixo do que ele se acostumou a fazer. Antes do problema clínico, ele havia atuado em 20 jogos da equipe mineira, com oito gols assinalados e duas assistências. Ele detinha média de uma participação em gol a cada dois confrontos.

A queda na performance do meia-atacante é explicada por Mano Menezes. Logo após o empate contra o Vasco, em pleno Mineirão, ele alegou que o jogador de 33 anos não alcançou a forma física ideal. "Ele não está 100%. A volta foi necessária, conduzimos que acontecesse na ausência do Arrascaeta, para não ficar sem um dos dois jogadores que são decisivos naquela função", explicou o técnico.

A explicação de Mano Menezes é comprovada pela forma como foi feito o retorno do jogador. Thiago Neves tem atuado por menos tempo nas partidas do Cruzeiro.

De volta desde 22 de maio passado, quando o Cruzeiro venceu o Racing por 2 a 1 pela Copa Libertadores, com um gol seu, ele foi substituído em três dos cinco jogos que disputou. O primeiro foi justamente contra os argentinos, quando deixou o campo aos 20 minutos do segundo tempo.

Já desgastado, foi substituído aos 19 da etapa final no triunfo sobre o Santos no Pacaembu. Na vitória contra o Palmeiras, no Mineirão, deixou o gramado aos 27 minutos. Ficou em campo por todo o tempo no resultado positivo diante do Ceará e no empate com o Vasco.

Embora esteja fisicamente desgastado, Thiago Neves deve permanecer como titular do Cruzeiro nos dois últimos jogos antes da Copa do Mundo da Rússia. A equipe mineira enfrentará a Chapecoense neste sábado (9) e o Paraná na próxima quarta-feira (13).

Ficha técnica
Chapecoense x Cruzeiro

Motivo: 11ª rodada do Brasileirão
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data: 9 de junho de 2018 (sábado)
Horário: às 19h (de Brasília)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: João Luiz Coelho de Albuquerque (RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)

Chapecoense
Jandrei; Apodi, Rafael Thyere, Douglas e Bruno Pacheco; Amaral, Márcio Araújo e Canteros; Arthur, Wellington Paulista e Leandro Pereira.
Técnico: Gilson Kleina.

Cruzeiro
Fábio; Edilson, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Lucas Romero, Robinho e Thiago Neves; Rafael Sóbis e Sassá (Raniel).
Técnico: Mano Menezes.