Topo

Renato valoriza proximidade com vice-líder e gol 'diferente' do Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

10/06/2018 19h05

O gol do Grêmio que garantiu a vitória em cima do América-MG, neste domingo (10), não saiu por acaso. Depois do jogo que encerrou jejum do time gaúcho como mandante no Brasileirão, Renato Gaúcho disse que a equipe estava atenta a uma característica do adversário: defesa adiantada e propício para ser atacada com bolas longas. Além do lance, o treinador também valorizou a proximidade com o topo da tabela.

Com 19 pontos, o Grêmio está logo atrás de Atlético-MG e São Paulo. O Flamengo já tem 24 pontos e é líder isolado.

Cícero deu o lançamento, Everton disparou e conseguiu ainda escapar do goleiro para marcar 1 a 0 e garantir vitória na décima primeira rodada do Brasileiro. Uma medida para escapar da marcação pesada e que foi alertado como caminho viável.

"Eles têm liberdade para fazer (jogadas longas). A gente percebeu que o América jogava com linhas altas e tinha espaço ali, às costas dos zagueiros, e o CDD (Centro Digital de Dados, departamento de análise de desempenho) passou para nós que eles tomaram muitos gols assim. Tentamos aproveitar o passe longo do Cícero e a velocidade do Everton. Nunca vou proibir meu time de usar velocidade, bola longa. Ainda mais quando o adversário joga com a primeira linha avançada", contou o treinador do Grêmio.

O triunfo encerrou jejum do time gaúcho como mandante. Antes de bater o América-MG, o Grêmio tinha apenas uma vitória em cinco jogos na Arena. No duelo anterior, o Palmeiras venceu por 2 a 0 com uma atuação abaixo da média da equipe.

"Não fico comparando um jogo com o outro. Cada jogo é uma decisão e sempre é importante vencer. O Grêmio contra o Palmeiras criou e não foi feliz nas finalizações. Agora criamos, fizemos o gol e os três pontos é aquilo que importam. O Grêmio não vai jogar bem todos os jogos. Nosso propósito é terminar no pelotão da frente. Estamos a um ponto do vice e isso que importa", comentou Renato.

Na quarta-feira, o Grêmio visita o Sport na última rodada antes do recesso para Copa do Mundo. A delegação embarca no início da tarde desta segunda.