Topo

Botafogo faz dever de casa, vence Atlético-PR e alivia pressão em Valentim

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/06/2018 22h51

O Botafogo fez o dever de casa e venceu por 2 a 0 o Atlético-PR nesta quarta-feira, no Nilton Santos (Engenhão). Os gols marcados por Rodrigo Lindoso (pênalti) e Renan Lodi (contra) trouxeram tranquilidade ao técnico Alberto Valentim, que vinha sendo muito questionado por parte da diretoria.

Com a vitória, o Botafogo chegou aos 17 pontos e assume a 9ª posição do Campeonato Brasileiro. O Alvinegro terá dez dias de folga e só voltará aos gramados no dia 18 de julho, quando visitará o Corinthians, em São Paulo.

O Atlético-PR, por sua vez, vive situação bem complicada e não conseguiu o objetivo de fugir da zona de rebaixamento antes do recesso para a Copa do Mundo. Com apenas 9 pontos, o time é o vice-lanterna da competição e receberá o Internacional, na Arena da Baixada, no dia 19 de julho.

O melhor: Santos faz boas defesas, mas...

Santos teve grande atuação, mas tem sofrido com o sistema defensivo da equipe. O goleiro fez no mínimo tres grandes defesas para evitar uma goleada no Nilton Santos. 

Foi mal: Kieza se esforça, mas perde gols importantes

Kieza não foi o pior jogador em campo, mas teve atuação fora da linha de regularidade, Se o camisa 9 tem se mostrado frio e matador, o mesmo não ocorreu nesta quarta-feira. O atacante perdeu dois gols importantes que podem fazer falta se ocorrerem e outro jogo.

Atlético-PR cria chances para Botafogo com erros em saída de bola

Adepto do toque de bola, o Atlético-PR arranca suspiro dos seus torcedores em cada saída de bola. Isso porque o time evita dar chutões e acaba se arriscando demais em determinadas situações. E foi dessa forma que o Botafogo teve as melhores oportunidades: em erros do rival. Um exemplo claro ocorreu com Kieza, que quase abriu o placar aos 31min.

Botafogo abre placar em pênalti

Mesmo com os erros do Atlético-PR, o jogo era muito truncado. O Botafogo até se arriscava mais, mas parava na marcação do rival. Até que Rodrigo Lindoso arriscou chute da entrada da área e viu a bola bater na mão do zagueiro adversário. O árbitro marcou pênalti muito bem convertido pelo volante.

Santos se destaca e segura Botafogo

Após o gol, o Botafogo se soltou e por muito pouco não ampliou em duas oportunidades. Isso só não aconteceu porque Santos fechou o gol do Atlético-PR. O goleiro fez duas grandes defesas em chutes de Kieza e Luiz Fernando e manteve a vitória alvinegra com placar mínimo.

Perseguido, Marcinho perde vaga

Um dos jogadores mais questionados pela torcida, Marcinho perdeu a vaga de titular. Simpático ao atleta, Alberto Valentim optou por Luís Ricardo e alegou que o jovem atleta não estava 100% fisicamente.

Atlético-PR se solta no 2º tempo e ameaça em bola parada

O Atlético-PR voltou do intervalo com nova postura. Mais agressivo, a equipe conseguiu envolver mais o Botafogo no ataque e conseguiu levar perigo ao gol de Jefferson em alguns momentos. As bolas paradas, sempre com o lateral esquerdo Thiago Carleto, eram a principal arma dos visitantes.

Zaga vai bem no ataque e define vitória para o Botafogo

Além do bom desempenho na zaga, Igor Rabello e Yago foram muito bem também no ataque. Quando a equipe era ameaçada pelo Atlético-PR, a dupla foi ao ataque e conseguiu gol que deu tranquilidade e definiu a vitória alvinegra. Rabelo aproveitou toque do companheiro e só completou para o fundo das redes. A arbitragem, no entanto, deu gol contra para Renan Lodi.

BOTAFOGO 2 X 0 ATLÉTICO-PR

Data e hora: 13/06/2018, quarta-feira, ás 21h (horário de Brasília)
Local: Nilton Santos (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ)
Arbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade e Luciano Benevides de Sousa (DF)
Cartões amarelo: Raphael Veiga e Zé Ivaldo (CAP)  (BOT)
Gols: Rodrigo Lindoso, aos 33min do primeiro tempo; Renan Lodi (contra), aos 26min do segundo tempo

Botafogo
Jefferson; Luís Ricardo, Yago, Rabello e Moisés; Lindoso, Matheus Fernandes, Léo Valencia (Dudu Cearense) e Rodrigo Pimpão (Ezequiel); Luiz Fernando (Renatinho) e Kieza
Técnico: Alberto Valentim

Atlético-PR
Santos; Zé Ivaldo, Thiago Heleno e Bruno Guimarães (Renan Lodi); Marcinho, Camacho, Guilherme (Pablo), Nikão e Thiago Carleto; Raphael Veiga e Bergson (Ederson)
Técnico: Fernando Diniz