Topo

Em Brasileiro de marcas quebradas, Fla também é melhor mandante e visitante

A campanha #SegueOLíder é a nova brincadeira da torcida do Flamengo com os rivais - Gilvan de Souza/ Flamengo
A campanha #SegueOLíder é a nova brincadeira da torcida do Flamengo com os rivais Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/06/2018 04h00

O Flamengo coleciona números positivos no Campeonato Brasileiro. Líder isolado com 27 pontos, o Rubro-negro quebra suas próprias marcas e impõe campanha de relevância até a 12ª rodada. Único que fez gols em todos os jogos da edição 2018 e dono da segunda melhor defesa, o time carioca chegou à pausa para a Copa do Mundo como melhor mandante e visitante da competição.

Foram seis jogos em casa e seis fora. No Rio de Janeiro, o aproveitamento é de 88,89%, com 16 pontos somados - cinco vitórias e um empate. Os adversários em casa foram América-MG, Internacional, Vasco, Bahia, Corinthians e Paraná.

Como visitante, a equipe do técnico Maurício Barbieri registra 61,11% de aproveitamento. Foram 11 pontos conquistados. O Flamengo foi derrotado uma vez, empatou em duas oportunidades e venceu três partidas. O time visitou Vitória, Ceará, Chapecoense (única derrota, 3 a 2), Atlético-MG, Fluminense (clássico em Brasília) e Palmeiras.

Como efeito de comparação, o Corinthians de um início histórico em 2017 somava 32 pontos na mesma 12ª rodada e ainda estava invicto. O atual campeão terminou com aproveitamento de 71,92% como mandante e de 54,38% como visitante.

No primeiro turno, o Rubro-Negro ainda enfrentará em casa São Paulo, Botafogo, Sport e Cruzeiro. As partidas como visitante serão contra Santos, Grêmio e Atlético-PR. Até o momento, o Flamengo conquistou 75% do total de pontos disputados.

O elenco se reapresenta no dia 25 de junho. A volta ao Brasileirão será no Maracanã, dia 18 de julho, em confronto contra o São Paulo, terceiro colocado na tabela. O time paulista tem quatro pontos a menos do que o líder.