Topo

Fla se acertou com zaga de 20 anos, e retorno de veteranos será desafio

Thuler e Léo Duarte: garotos têm feito a diferença no sistema defensivo do Flamengo - Gilvan de Souza/ Flamengo
Thuler e Léo Duarte: garotos têm feito a diferença no sistema defensivo do Flamengo Imagem: Gilvan de Souza/ Flamengo

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

18/06/2018 04h00

Dono da segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro, o líder Flamengo vive boa fase no setor defensivo e mostra evolução coincidente com a utilização de uma dupla de zaga mais jovem. Pratas da casa, Léo Duarte e Thuler apresentaram segurança quando exigidos e conquistaram a torcida rubro-negra. Jogando juntos, fizeram a média de idade do setor cair para 20 anos.

Quando a defesa tem os veteranos Réver e Juan, que retornarão de lesão após a Copa do Mundo, a média fica em 36 anos. Léo Duarte tem 21 anos, enquanto Thuler, autor do gol de empate por 1 a 1 com o Palmeiras, tem apenas 19.

O desempenho do setor com os jovens melhorou consideravelmente, sobretudo no que envolve a velocidade nos combates. Eles tiveram alguns desafios no Brasileirão e passaram sem sustos. O primeiro jogo dos dois juntos foi na vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, fora de casa.

Depois, tiveram boas atuações contra Paraná e Palmeiras. Thuler entrou na equipe em substituição ao também experiente Rhodolfo. Sem Juan e Réver, era ele quem formaria a zaga com Léo Duarte.

Essa, inclusive, se mostrou a preferência do técnico Maurício Barbieri sem o capitão e o ídolo. O problema é que os meninos agradaram e ganharam terreno na briga pela titularidade.

A comissão técnica contará com todos à disposição para o retorno do Campeonato Brasileiro, e Maurício Barbieri terá uma escolha difícil pela frente. O líder fará a opção pelos garotos que deram segurança ao setor defensivo ou apostará na experiência de quem tem história maior no futebol?

O questionamento já é importante e mostrará bem o que o comandante pensa para a sequência da temporada. Apesar de ser um entusiasta das categorias de base, Barbieri sabe que Réver e Juan são dois líderes do elenco. Resta saber qual será a escolha e se o setor continuará equilibrado. Nos últimos 18 jogos, o Flamengo sofreu apenas oito gols.

Thuler e Léo Duarte estão em alta com os rubro-negros