Topo

STJD denuncia 3, e Flamengo pode ter até oito desfalques contra o São Paulo

Jogadores de Flamengo e Vasco brigam no fim do clássico pelo Campeonato Brasileiro - Thiago Ribeiro/Agif
Jogadores de Flamengo e Vasco brigam no fim do clássico pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Thiago Ribeiro/Agif

Leo Burlá e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/06/2018 04h00

A volta do Campeonato Brasileiro promete ser ainda mais complicada para o líder Flamengo. O técnico Maurício Barbieri já tem uma série de problemas para escalar o time contra o São Paulo, e tudo indica que o cenário ficará pior na próxima segunda-feira (25). O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) julgará três jogadores rubro-negros pela confusão ocorrida no fim do clássico contra o Vasco. Os rivais empataram por 1 a 1, em 19 de maio.

O zagueiro Rhodolfo, o volante Cuéllar e o meia Everton Ribeiro sentarão no banco dos réus. Pelo lado vascaíno, o zagueiro Breno e o atacante Riascos, que foi para o futebol chinês, serão julgados. O tumulto teve origem quase no encerramento da partida, quando Riascos fez falta em Everton Ribeiro. A partir daí, bate-boca, empurrões e duas expulsões de cada lado.

O meia rubro-negro foi denunciado posteriormente por ato desleal ou hostil. Foi destacado que, após sofrer a falta, Everton Ribeiro levantou o pé propositalmente com o objetivo de atingir o adversário. A punição pode ser de uma a três partidas de acordo com o artigo 250 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva).

A Procuradoria ofereceu denúncia aos quatro atletas expulsos por prática de agressão física, infração descrita no artigo 254-A. Neste caso, a pena prevista é de suspensão mínima de quatro jogos e que pode chegar até 12 partidas. É aí que o drama rubro-negro aumenta.

O time já não terá Vinicius Júnior e Felipe Vizeu, negociados para o futebol europeu. Henrique Dourado, Jonas e Cuéllar foram expulsos também por causa de uma confusão, esta no empate por 1 a 1 com o Palmeiras, pela última rodada antes da parada para a Copa do Mundo. Com isso, os três já estão suspensos automaticamente e também serão julgados pelo STJD. A sessão, que pode complicar ainda mais o Flamengo, será marcada.

A situação de Cuéllar é grave. Titular absoluto da equipe, ele enfrentará dois julgamentos e será tratado na sequência como reincidente por conta do jogo contra o Palmeiras. A tendência é a de que pegue um gancho mais longo, ainda que não seja agora.

Estes cinco desfalques estão confirmados, mas a lista pode aumentar para oito com as punições de Rhodolfo e Everton Ribeiro. Além disso, Paolo Guerrero vive clima de despedida e deve ter o recurso do caso de doping julgado tão logo se encerre a participação do Peru na Copa do Mundo ou a própria competição. Se o julgamento não for marcado até lá, o Rubro-negro espera pelo peruano para cumprir o contrato até 10 de agosto.

O Flamengo se reapresenta na próxima segunda-feira e começa a trabalhar na busca de soluções para quase um time de desfalques. O duelo contra o São Paulo está marcado para o dia 18 de julho, às 21h45 (de Brasília), no Maracanã.

As baixas certas do Flamengo:

Felipe Vizeu - Negociado com a Udinese-ITA
Vinicius Júnior - Negociado com o Real Madrid-ESP
Henrique Dourado - Suspensão automática e julgamento futuro
Cuéllar - Suspensão automática e dois julgamentos pela frente
Jonas - Suspensão automática e julgamento futuro

Possíveis desfalques:

Rhodolfo - Julgado por Flamengo x Vasco
Everton Ribeiro - Julgado por Flamengo x Vasco
Guerrero - Liberado para jogar, mas terá o recurso julgado em breve pelo Tribunal Federal Suíço. Na sequência, a expectativa é a de que cumpra os quase oito meses restantes da pena por doping