Topo

Provar que vice-liderança não é fruto da tabela é a meta do Atlético-MG

Com saída de Róger Guedes, Ricardo Oliveira se tornou o artilheiro do Galo no Brasileiro com seis gols - Pedro Vale/AGIF
Com saída de Róger Guedes, Ricardo Oliveira se tornou o artilheiro do Galo no Brasileiro com seis gols Imagem: Pedro Vale/AGIF

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

18/07/2018 04h00

Nesta quarta-feira o Atlético-MG visita o Grêmio, em Porto Alegre, 35 dias depois de sua última apresentação, o triunfo por 2 a 1 sobre o Ceará. Resultado que fez o time mineiro chegar na parada para a Copa do Mundo ocupando a vice-liderança da competição. Nesta retomada do Brasileirão, o Galo tem uma primeira meta: provar que a segunda colocação não é apenas fruto de uma tabela foi que foi muito boa até então.

Das 12 rodadas disputadas até o momento, o Atlético atuou oito vezes no Independência. Foram sete partidas como mandante e o clássico com o América-MG, proprietário do estádio que o Galo manda suas partidas. E foi no Horto que o Galo conquistou 19 dos seus 23 pontos. O aproveitamento na capital mineira é de quase 80%.

Já longe de Minas Gerais, o Galo conquistou somente quatro dos 12 pontos disputados. Aproveitamento inferior a 35%. Nesta volta do Brasileirão, um Atlético bastante modificado tem dois grandes desafios. Grêmio e Palmeiras, em Porto Alegre e São Paulo, respectivamente. Dois duelos para que a equipe ratifique a vice-liderança e que de fato poderá brigar pelo título da competição.

"Dois confrontos pesados de casa. São importantes esses jogos, para demonstrar o que a gente vai querer na competição. São partidas como essas que nos deixam mais fortes, jogos cascudos, que todos os jogadores gostam de jogar. Temos capacidade de chegar contra o Grêmio para fazer uma grande partida e vencer", comentou o meia-atacante Luan, destacando a importância de pontuar fora de casa diante de dois dos mais fortes concorrentes.

Para voltar a vencer o Grêmio em Porto Alegre, o que não acontece desde 2013, já são cinco jogos com três derrotas e dois empates, incluindo a decisão da Copa do Brasil de 2016, o novo Atlético vai ter de mostrar uma força defensiva que não conseguiu nas primeiras rodadas do Brasileirão e provar que a perda de Róger Guedes não será tão sentida.

O artilheiro da competição, com nove gols, trocou o Galo pelo futebol chinês. Vários atacantes chegaram ao clube mineiro durante a parada para a Copa do Mundo. Com destaque para o colombiano Yimmi Chará, uma das contratações mais caras da história do clube. Com ajuda de um parceiro o Atlético desembolsou cerca de R$ 27 milhões.

“A expectativa por atuar no futebol brasileiro é grande. É um país muito forte no futebol. Grandes campeões saíram daqui. Quero deixar meu nome por aqui. Esperamos que, em campo, a gente consiga demonstrar qualidade”, disse Chará.

Se a tarefa do setor ofensivo é seguir como o ataque mais positivo do Brasileirão mesmo sem o artilheiro, a defesa precisa parar de sofrer gols. Mesmo na vice-liderança, o Atlético sofreu 17 gols em 12 jogos. É a sexta defesa mais vazada da competição, ao lado de Fluminense e Bahia. O time foi vazado em todas as quatro partidas longe de Belo Horizonte. Foram oito gols em quatro partidas, uma média de dois por partida.

Apesar dos números alarmantes, nenhum reforço chegou para o setor defensivo. Dos seis contratados, foram cinco para o ataque e o volante José Welison. Até por isso o técnico Thiago Larghi focou o trabalho durante a Copa do Mundo no sistema defensivo.

“O principal é solidez defensiva. Marcando bem e tomando poucos gols, nossa chance de vencer o jogo é maior porque temos um ataque qualificado. Então, é saber sofrer um pouco, defender bastante e fechar bem os espaços para tentar sair com os três pontos”, completou o zagueiro Gabriel.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X ATLÉTICO-MG

Data: 18 de julho de 2018, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Motivo: 13ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Arena Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (Fifa/SP)

GRÊMIO: Marcel Grohe; Léo Moura, Geromel, Bressan e Cortez; Jailson, Cícero, Ramiro, Luan e Everton; André.
Técnico: Renato Gaúcho.

ATLÉTICO-MG: Victor, Patric, Juninho, Gabriel e Fábio Santos; José Welison, Elias, Luan, Edinho (Tomás Andrade) e Yimmi Chará; Ricardo Oliveira.
Técnico: Thiago Larghi.