Topo

Trunfo do Carille, clássico vira mais um desafio para Loss no Corinthians

Osmar Loss terá pela frente seu primeiro clássico fora de casa como treinador corintiano - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Osmar Loss terá pela frente seu primeiro clássico fora de casa como treinador corintiano Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

21/07/2018 04h00

O Corinthians se acostumou a levar a melhor sobre os rivais nos últimos meses. O desempenho nos clássicos se tornou fundamental para que o time conquistasse três títulos em um ano e meio. Renovada após a saída de Fábio Carille, a equipe de Osmar Loss busca repetir o aproveitamento neste sábado, diante do São Paulo, às 21h, no Morumbi.

O confronto válido pela 14ª rodada do Brasileiro traz à tona mais um desafio para Loss no comando do time. No segundo clássico como técnico corintiano - o primeiro fora de casa -, o ex-interino tem a tarefa de manter o Corinthians em alta diante dos principais rivais do Estado.

Na passagem de Carille como comandante do Corinthians, o time alvinegro só perdeu três clássicos. E em dois deles conseguiu reverter a situação para eliminar o rival. A única derrota com gosto realmente amargo ocorreu no segundo turno do Brasileirão 2017, para o Santos, na Vila Belmiro.

No total, a equipe de Carille disputou 19 clássicos, com 12 vitórias e quatro empates. O São Paulo, diante desse desempenho, foi eliminado duas vezes pelo rival em semifinais do Estadual. No Brasileirão do ano passado, acabou derrotado em Itaquera e saiu com um empate amargo no Morumbi.

Loss, por sua vez, comandou o Corinthians contra o Santos antes da parada da Copa. O empate por 1 a 1 e o desempenho ruim em Itaquera fizeram o torcedor corintiano vaiar o time ao fim dos 90 minutos.

Corinthians - Daniel Vorley/AGIF - Daniel Vorley/AGIF
Após derrota no Morumbi, Corinthians virou sobre o São Paulo na semifinal do Paulistão
Imagem: Daniel Vorley/AGIF

Em xeque depois de uma série de resultados negativos no início da trajetória do Loss como treinador, o Corinthians conseguiu amenizar as críticas ao vencer o Botafogo por 2 a 0 na última quarta-feira. Depois do jogo, a sensação de resgate da confiança era unânime entre os jogadores.

"A confiança já voltou com os jogos e o tempo de trabalho. Clássico vem num momento bom, quando retomamos a confiança. Sempre tem um peso diferente em termos de jogo. Mas são os mesmo três pontos. Tem de ter essa mentalidade para entrar e fazer um bom jogo", disse Gabriel.

São Paulo vem em alta

Ao contrário dos últimos clássicos entre Corinthians e São Paulo, o time tricolor entrará em campo em uma fase melhor que a do rival. A equipe treinada por Diego Aguirre é a vice-líder do Campeonato Brasileiro, com 26 pontos, sete a mais que o adversário.

No duelo do segundo turno do Brasileirão 2017, vale lembrar, o São Paulo lutava contra o rebaixamento, enquanto o Corinthians era o primeiro colocado e buscava encaminhar o título nacional. Naquela ocasião, Petros abriu o placar no Morumbi e Clayson empatou na reta final do segundo tempo.

Assim como aconteceu naquela partida, o Morumbi estará lotado. Até a última sexta-feira, a mais de 24 horas do jogo, o clube tricolor já tinha vendido mais de 52 mil ingressos.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO x CORINTHIANS

Data: 21 de julho de 2018, sábado
Horário: 21h (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (14ª rodada)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Michael Correia e Silbert Faria Sisquim (ambos do RJ)

SÃO PAULO: Jean; Militão, Arboleda, Anderson Martins e Reinaldo; Hudson, Liziero, Rojas e Lucas Fernandes; Nenê; Diego Souza. Técnico: Diego Aguirre

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Renê Júnior; Romero, Rodriguinho e Mateus Vital (Clayson); Jonathas (Jadson). Técnico: Osmar Loss