Topo

Aguirre comemora liderança, mas descarta favoritismo do São Paulo

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

05/08/2018 18h59

Diego Aguirre pode respirar um pouco mais aliviado. Foi no sufoco, mas o São Paulo derrotou o Vasco por 2 a 1, neste domingo, no Morumbi, e assumiu a liderança isolada do Campeonato Brasileiro - sendo a primeira vez em três anos que o time paulista fecha uma jornada do nacional na ponta. O triunfo veio logo depois de o time tropeçar na Copa Sul-Americana, quinta-feira, também em casa, na derrota por 1 a 0 para o Colón.

"Foi um jogo muito difícil [contra o Vasco]. Nós ganhamos uma sequência importante de jogos. Esperávamos um pouco mais na quinta. Foi uma sequência grande jogos, mas tivemos nível para assumir a liderança. A resposta foi boa. Prefiro ficar com isso. É importante ter espírito de luta. Temos que mostrar que estamos na briga. Estou feliz por ser líder, mas falta muito. Temos que manter uma regularidade", disse Aguirre.

O treinador uruguaio foi peça fundamental para a construção do resultado. No segundo tempo, quando os cariocas empataram por 1 a 1 e criaram boas oportunidades, o técnico mexeu na equipe. As alterações surtiram efeito e Trêllez, que entrou na vaga Diego Souza, marcou de cabeça.

"As trocas fazem parte do meu trabalho. Temos de buscar alternativas quando as coisas não estão como eu gostaria. Tanto Diego quanto Nenê, que ajudam muito o time, eu sentia que estavam um pouco sem energia pela continuidade de jogos. Então tínhamos de mudar alguma coisa. Dar mais ritmo, buscar uma surpresa, deu certo. Não só pelo gol, mas por pressionar e controlar o jogo", disse Aguirre.

Confira os principais trechos da entrevista de Aguirre:

Folga e dedicação

Tão importante quanto treinar é que teremos dois dias depois, eles vão poder nem pensar em futebol em dois dias. Depois, quarta, quando voltarmos renovados teremos uma motivação espetacular. Para estar em primeiro lugar tivemos de sacrificar muito, e se comprometer muito. Não quero ser líder só por uma rodada, temos de tentar manter essa posição.

Nota da redação: Jogadores do São Paulo folgam e voltam a treinar na quarta-feira.

Líder humilde

A comissão técnica tem de transmitir tranquilidade e não mudar muita coisa, continuar com humildade para começar a ganhar. Temos um grande clube, um grande time, faltava começar com humildade para reverter uma situação difícil. Temos jogadores de experiência, que ajudam muito no dia a dia. Eles sabem que isso está começando. Sabem que não tem outra coisa além de se dedicar e trabalhar para que o São Paulo possa terminar onde está hoje.

Militão

É um grande jogador e vai triunfar na Europa porque tem condições muito boas. O São Paulo está fazendo as coisas bem, temos um lateral como Bruno Peres, que tem qualidade. Agora é esquecer do Militão e o momento de Bruno Peres que vai nos ajudar muito. Eu me sinto respaldado por um planejamento feito com inteligência.

Diego Souza

Diego é um cara espetacular que ajuda muito, tem uma liderança incrível, é um dos grandes jogadores que fazem o São Paulo estar no primeiro lugar.