Topo

Corinthians de Osmar Loss vive 'gangorra' e volta a amargar baixa

Do UOL, em Santos (SP)

13/08/2018 04h00

Instabilidade. A palavra resume o trabalho de Osmar Loss à frente do Corinthians até aqui, desde a saída de Fábio Carille, na metade de maio. Já são três períodos bem distintos com o novo técnico no comando: um início preocupante até a Copa do Mundo; uma aparente reação na volta do Mundial; e mais um período complicado com os últimos resultados conquistados.

Osmar Loss iniciou sua trajetória como técnico do Corinthians com duas derrotas consecutivas: 1 a 0 para o Millonarios, pela Libertadores, e 2 a 1 para o Internacional, pelo Campeonato Brasileiro. Chegou a ameaçar uma reação ao vencer o América-MG por 1 a 0, mas a má fase seguiu com duas derrotas (Flamengo e Bahia) e dois empates (Santos e Vitória) até a Copa.

Ao retornar do Mundial, o Corinthians finalmente conseguiu empolgar os torcedores, apesar da derrota no clássico contra o São Paulo. Foram quatro vitórias em cinco jogos: 2 a 0 no Botafogo, 2 a 0 no Cruzeiro, 4 a 1 no Vasco, fora de casa, e 1 a 0 na Chapecoense, pela Copa do Brasil. Foi, porém, o último resultado positivo do Corinthians de Osmar Loss.

Em seguida, vieram empate sem gols contra o Atlético-PR na Arena Corinthians, derrota por 1 a 0 para o Colo-Colo, pela Libertadores, e a derrota deste domingo (12) para a Chapecoense, por 2 a 1. Sequência ruim para Osmar Loss, que já volta a ser contestado pelos torcedores alvinegros.

Osmar Loss assumiu o Corinthians em substituição a Fábio Carille - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Desde que assumiu o Corinthians, Osmar Loss acumula 15 jogos no comando alvinegro, incluindo Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Copa do Brasil. São sete derrotas, três empates e apenas cinco vitórias, o que resulta em um aproveitamento de apenas 40%.

Apesar da "nova" má fase, Osmar Loss aposta na reação corintiana para o segundo turno do Campeonato Brasileiro. Hoje, o time ocupa o sétimo lugar da tabela, com 26 pontos; quatro atrás da zona de classificação para a Libertadores e oito na frente da zona de rebaixamento.

“A gente ainda está no primeiro turno, claro que quando os resultados se somam, uma derrota da nossa busca por aproximação e uma vitória dos líderes, fica mais distante. Mas temos um turno todo para jogar ainda e temos objetivos de estar no bloco de cima ainda no Brasileiro”, disse em entrevista coletiva após a derrota de virada em Chapecó.

Com o revés, o Corinthians ainda perdeu o posto de único time que até então nunca havia perdido da Chapecoense na Arena Condá. Até este domingo (12), eram nove confrontos, com seis vitórias e três empates. E nesta quarta-feira a equipe volta a jogar contra o mesmo rival no mesmo estádio, mas pela Copa do Brasil.