Topo

Corinthians volta ao Brasileiro na busca de equilíbrio com calendário cheio

Corinthians está a 12 pontos do líder do Brasileirão, o São Paulo, depois de 18 rodadas - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Corinthians está a 12 pontos do líder do Brasileirão, o São Paulo, depois de 18 rodadas Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

18/08/2018 04h00

O Corinthians se equilibra diante da disputa de três competições e um calendário com nenhuma brecha. Neste sábado, depois de garantir vaga na semifinal da Copa do Brasil, o time volta ao Campeonato Brasileiro. O adversário será o Grêmio, atual campeão da Libertadores.

A partida válida pela última rodada do 1º turno do Brasileirão será disputada menos de 72 horas depois da vitória sobre a Chapecoense. Por isso, o Corinthians não foi definido pelo técnico Osmar Loss no único treino do time no retorno a São Paulo. Na atividade da última sexta-feira, alguns titulares ficaram nas áreas internas do CT.

Esse cenário ocorre em meio a mais uma maratona na temporada. Após a Copa do Mundo, por exemplo, o Corinthians já entrou em campo nove vezes em apenas 30 dias. Até o fim do mês de agosto serão mais quatro confrontos, incluindo a decisão com o Colo-Colo em Itaquera, no dia 29.

Se conseguir reverter a vantagem chilena - o rival venceu por 1 a 0 em Santiago -, o Corinthians seguirá sem folgas durante a semana, com mais nove partidas em 30 dias e mais três duelos de mata-mata (a semifinal da Copa do Brasil contra o Flamengo e as quartas de final da Libertadores).

"O desgaste existe, físico e mental, de ficar pouco em casa e ter pouco tempo de recuperação. Importante ter elenco bom. Quem entra tem de entrar bem para cumprir a função. Sabemos das dificuldades, mas temos de saber que é cansativo para todo mundo", disse.

Na véspera do jogo, o técnico Osmar Loss comandou atividades leves. Quatro jogadores que foram titulares contra a Chapecoense nem foram a campo: Jadson, Fagner, Clayson e Douglas, que está mesmo fora do jogo por causa de uma pancada na perna diante dos catarinenses.

"É uma prevenção contra o cansaço a mais. É preferível ficar dentro, uma coisa mais leve. Com a bola a gente se empolga um pouco e pode pecar um pouco. É tudo controlado", explicou o lateral direito.

O precavido Corinthians pode ter o retorno de Pedrinho. O meia-atacante ficou forar do último jogo devido a dores no tornozelo, mas treinou normalmente ao lado do grupo que fez um trabalho em campo reduzido. Em contrapartida, a equipe não terá Cássio, suspenso pelo terceiro cartão amarelo - Walter será o substituto.

O Corinthians está a 12 pontos do líder São Paulo e ocupa apenas a sétima posição com 26 pontos em 18 jogos. Antes de enfrentar o Colo-Colo pela Libertadores, o time alvinegro enfrenta o Fluminense no Rio e recebe o Paraná em Itaquera.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS x GRÊMIO

Data: 18 de agosto de 2018, sábado
Horário: 19h (de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (19ª rodada)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (BA) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS)

CORINTHIANS: Walter; Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Ralf (Araos); Romero, Jadson (Mateus Vital), Pedrinho (Jonathas) e Clayson (Emerson Sheik). Técnico: Osmar Loss

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Jaílson, Ramiro, Luan e Everton; André (Jael). Técnico: Renato Gaúcho