Topo

Vasco empata com Ceará e fica em situação perigosa no Brasileiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/08/2018 21h56

O Vasco ligou o sinal de alerta no Campeonato Brasileiro. Atuando em São Januário (RJ) nesta segunda-feira (20), o Cruzmaltino ficou somente no empate por 1 a 1 com o Ceará - gols de Wagner e Tiago Alves - e agora está em situação delicada na competição, com 20 pontos, um a mais que o Vitória, o primeiro a estar na zona de rebaixamento. Os cearenses seguem com o drama na penúltima colocação, com 17 pontos.

Ainda sem um treinador após a demissão de Jorginho no último dia 13, o Vasco teve à beira do campo o interino Valdir Bigode.

Na próxima quinta, o Cruzmaltino visita o Atlético-MG em Belo Horizonte (MG). Já o Ceará encara o São Paulo, domingo, na capital paulista.

Jogo truncado

A partida entre Vasco e Ceará foi um pouco truncada, com o time da casa tendo dificuldades para furar a retranca do adversário. Ao Cruzmaltino restou as jogadas em cruzamento, que acabaram se originando no gol de Wagner. Os cearenses, porém, empataram logo em seguida e voltaram a se defender bem. O segundo tempo, aliás, melhorou a partida, que foi sem emoção na etapa inicial.

Quase de falta!

Logo aos 5 minutos do primeiro tempo, Wagner cobrou falta no ângulo, e Éverson precisou se esticar todo para fazer a defesa. Quase gol do Vasco!

Vozão reage

Aos 35 minutos, Ricardinho pegou rebote de uma bola mal desviada por Desábato, fez um lindo corte no argentino e chutou colocado. A bola passou muito perto do gol de Martín Silva.

Maxi chegou perto

O atacante Maxi López chegou perto de fazer seu primeiro gol com a camisa do Vasco aos 38, quando Wagner chutou forte, cruzado e rasteiro para a área. A bola foi no argentino, que não estava tão atento e,com o domínio, acabou colocando a bola para fora.

Pikachu de homem surpresa

Em sua melhor característica, Yago Pikachu surgiu como elemento surpresa aos 10 minutos do segundo tempo e, após cruzamento da direita, deu um leve desvio e quase abriu o placar.

Maxi ajeita e Wagner abre o placar

Após o zagueiro João Lucas desviar mal um cruzamento, Maxi López utilizou-se de sua experiência e, com um belo pivô, rolou para Wagner bater colocado, de canhota, estufando a rede do Ceará.

Thiago Galhardo distribui canetas

Vivendo boa fase no Vasco, o meia Thiago Galhardo voltou a atuar bem. Organizou as jogadas e, de quebra, ainda brindou a torcida com jogadas plásticas, tendo dado duas canetas no adversário.

Giovanni Augusto perde a chance de ampliar

Aos 18, Giovanni Augusto quase ampliou ao cabecear livre para Éverson fazer linda defesa. No rebote, o meia do Vasco furou e perdeu outra ótima oportunidade.

Quem não faz, leva

Dois minutos depois, o Vasco sofreu um duro castigo quando o Ceará bateu escanteio da esquerda, e Tiago Alves subiu mais alto que a defesa para empatar.

João Lucas perdido

O zagueiro do Ceará mostrou-se perdido no segundo tempo e falhou no gol do Vasco marcado por Wagner.

Maxi López dá assistência

O goleiro Everson se antecipa a Maxi López no jogo entre Vasco e Ceará - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Embora ainda não esteja no auge de sua forma física, Maxi López teve uma boa participação, principalmente atuando como pivô. O argentino foi quem deu a assistência para o gol de Wagner.

Valdir ousado

O interino Valdir Bigode surpreendeu ao colocar o volante Andrey, destaque do Vasco no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, no banco de reservas contra o Ceará. Também foi surpresa para muitos a escalação do volante Bruno Silva na zaga ao lado de Leandro Castan. Valdir, porém, esclareceu que não é bem assim.

"A origem dele é zagueiro. Conversei com ele. Nesse momento, ele era a melhor opção", disse ao Sportv.

Lisca cumpre bem o papel

Disposto a se defender, o técnico Lisca cumpriu bem seu objetivo colocando um Ceará bem fechado. O Vasco teve dificuldades durante todo o jogo para conseguir quebrar as linhas do adversário.

Estreia do mascote

Antes de a bola rolar em São Januário, o novo mascote Almirante foi apresentado à torcida. Ele possui traços mais sérios e menos infantis, no embalo da nova tendência entre clubes e seleções. O Vasco promoverá na internet uma enquete para que os vascaínos escolham seu nome, mas nas redes sociais ele já tem sido batizado indiretamente de "Almirante Pistola", lembrando a alcunha que ganhou o Canarinho da seleção brasileira na Copa do Mundo da Rússia. Confira o vídeo abaixo:

VASCO 1 X 1 CEARÁ
Local:
São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 20h (horário de Brasília)
Árbitro: Vinicius Gonçalves Dias (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
Cartões amarelos: Maxi López (VAS)
Cartões vermelhos: Samuel Xavier (CEA)
Gols: Wagner, aos 14 minutos do segundo tempo (VAS); Tiago Alves, aos 20 minutos do segundo tempo (CEA)

Vasco
Martín Silva, Luiz Gustavo, Leandro Castan (Lenon), Bruno Silva e Ramon (Henrique); Desábato, Wagner (Vinícius Araújo), Yago Pikachu, Thiago Galhardo e Giovanni Augusto; Maxi López
Técnico: Valdir Bigode (interino)

Ceará
Everson; Samuel Xavier, Luiz Otávio, Tiago Alves e João Lucas; Edinho e Richardson e Ricardinho; Leandro Carvalho (Felipe Azevedo), Arthur (Fabinho) e Calyson (Reyna)
Técnico: Lisca