Topo

Santos vence a 2ª seguida no Brasileiro e se afasta da zona de rebaixamento

Do UOL, em São Paulo

25/08/2018 17h53

Fazia tempo que o Santos não sabia o que era vencer duas vezes seguidas no Campeonato Brasileiro. Porém, depois de dez meses, a equipe alvinegra conseguiu repetir o feito e bateu o Bahia por 2 a 0, neste sábado (25), na Vila Belmiro. Derlis González e Gabriel fizeram os dois gols do jogo.

Com os triunfos nos dois últimos jogos, o time de Cuca, que fez 3 a 0 no Sport no último fim de semana, fica a cinco pontos da zona de rebaixamento e soma 24, na 11ª colocação, enquanto o clube tricolor estaciona nos 22 pontos e é o 13º na tabela.

O Santos volta a campo na próxima terça-feira, quando recebe o Independiente, no Pacaembu, no jogo de volta das oitavas de final da Libertadores. A ida terminou 0 a 0. Na quarta-feira, o Bahia visita o Ceará pelo Campeonato Brasileiro. Já no fim de semana, o time tricolor joga fora contra o Atlético-PR no domingo (2), enquanto o clube paulista encara o Vasco, no Rio de Janeiro, um dia antes.

Quem foi bem: Derlis González

Derlis González - @SantosFC/Twitter - @SantosFC/Twitter
Derlis González foi decisivo na vitória do Santos
Imagem: @SantosFC/Twitter

O paraguaio foi escalado por Cuca entre os titulares e teve papel decisivo. Derlis González marcou o primeiro gol santista na partida, o primeiro dele pelo clube, e deu belo passe para Gabriel na jogada que saiu o segundo gol do jogo.

Quem foi mal: Edigar Junio

Sem Gilberto, o Bahia teve Edigar Junio como referência no ataque, mas o atacante não foi bem. Logo no início de jogo, foi dele a principal chance do primeiro tempo, mas Edigar Junio conseguiu chutar para fora dentro da pequena área e sem goleiro. Fora isso, pouco participou da partida.

Primeiro tempo sem muita emoção

Os dois times abusaram das bolas aéreas e das jogadas laterais para chegarem à área adversária ao longo dos primeiros 45 minutos. Porém, faltaram grandes chances de gol. O Bahia foi melhor e exigiu uma única defesa difícil de Vanderlei. Zé Rafael cruzou, a bola desviou e ia em direção ao gol, mas o goleiro santista conseguiu espalmar.

Bahia perde gol inacreditável

Aos sete minutos do primeiro tempo, Zé Rafael recebeu pela direita e cruzou rasteiro. Vanderlei não alcançou, e a bola ficou no pé direito de Edigar Junio, que, livre dentro da pequena área e sem goleiro, conseguiu chutar para fora e desperdiçou chance clara para o Bahia.

Gustavo Henrique sofre choque na cabeça e deixa jogo

Logo aos três minutos de jogo, Gustavo Henrique se chocou com Gregore e sofreu um corte na cabeça. O defensor santista retornou ao gramado com uma atadura e uma touca na cabeça. Porém, aos 17 minutos, pediu novo atendimento médico e, tonto, acabou substituído por Robson Bambu.

Que coisa feia

O Bahia protagonizou um lance bizarro aos 15 minutos do primeiro tempo. Vinícius foi cobrar escanteio, mas bateu muito mal e mandou para fora.

Sánchez é titular em meio à polêmica

Carlos Sánchez começou entre os titulares do Santos em meio à polêmica da Libertadores. O time alvinegro ainda não sabe se será punido por ter escalado o uruguaio contra o Independiente, na última terça-feira. O jogador foi expulso em 2015, quando jogava pelo River Plate, mas não cumpriu a suspensão automática.

Contra o Bahia, o camisa 7 errou muitos passes no primeiro tempo e não conseguiu ter sucesso ao levar a bola ao ataque. Na etapa final, Sánchez foi recuado com a entrada de Bryan Ruiz, mas participou do segundo gol.

Derlis González faz golaço

O paraguaio, que chegou ao clube alvinegro após a Copa do Mundo, deu mais emoção ao jogo e marcou um golaço aos 11 minutos do segundo tempo, quando o duelo estava meio parado. Dodô cobrou falta para dentro da área, a zaga desviou, e a sobra ficou com Derlis González, que dominou na direita e acertou belo chute de três dedos no canto direito de Anderson.

Gabriel mata o jogo

Depois de abrir o placar, o Santos viu o Bahia se lançar mais ao ataque e deu trabalho a Vanderlei. Porém, os donos da casa aproveitaram ótimo contra-ataque, Gabriel recebeu em velocidade e bateu na saída do goleiro para fazer o segundo santista. 

Ficha Técnica
Santos 2 x 0 Bahia

Data e horário: 25/08/2018, às 16h (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos
Árbitro: Heber Roberto Lope (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro ae Eder Alexandre (ambos de SC)
Cartões amarelos: Bruno Henrique (Santos); Elton e Douglas Grolli (Bahia)
Gols: Derlis González, aos 11 do 2º tempo, e Gabriel, aos 28 do 2º tempo
Público: 11.564
Renda: R$ 201.458,00

SANTOS: Vanderlei; Daniel Guedes, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique (Robson Bambu) e Dodô; Diego Pituca, Carlos Sánchez e Derlis González; Rodrygo, Gabigol (Eduardo Sasha) e Bruno Henrique (Bryan Ruiz). Técnico: Cuca.

BAHIA: Anderson; Nino Paraíba, Tiago (Everson), Douglas Grolli e Léo; Gregore e Elton; Vinícius (Régis), Zé Rafael e Élber; Edgar Junio. Técnico: Enderson Moreira.