Topo

Felipão elogia Felipe Melo e quer volante lembrado 'só pelo futebol'

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, em Santos (SP)

02/09/2018 22h05

Felipe Melo viveu uma semana de altos e baixos no Palmeiras. Se na quinta-feira ele foi vilão ao ser expulso no início do jogo contra o Cerro Porteño, pela Libertadores, deixando o 'time na mão' por quase toda partida, neste domingo (2), contra a Chapecoense, pelo Campeonato Brasileiro, ele deu a volta por cima e foi um dos destaques do time junto com Hyoran.

O experiente volante foi bem não só na parte defensiva, mas especialmente no ataque. Foi a dele a bela assistência para Hyoran abrir o placar na Arena Condá. Antes disso, ele quase marcou de cabeça (carimbou a trave) e, ainda na etapa inicial, abusou da categoria e deu um lindo chapéu no setor defensivo.

Já no segundo tempo, o melhor lance de Felipe Melo foi mesmo no setor defensivo. Após bola perdida na frente e contra-ataque perigoso armado pela Chapecoense, o volante correu quase todo campo até desarmar Bruno Silva com perfeição e cortar uma jogada que poderia resultar no gol de empate do time catarinense.

Leandro Pereira é seguido por Felipe Melo durante Chapecoense x Palmeiras - Sirli Freitas/ACF - Sirli Freitas/ACF
Imagem: Sirli Freitas/ACF

A recuperação de Felipe Melo foi destacada por Luiz Felipe Scolari em entrevista coletiva após a vitória por 2 a 1 em Chapecó. E o técnico reforçou: quer trabalhar para que o volante seja lembrado por seu futebol, e não por questões polêmicas.

"Felipe Melo é um grande jogador. Vamos conversar sempre que pudermos para que ele jogue futebol e apresente sua condição técnica como hoje, é isso que o Palmeiras necessita. E o restante da situação é deixar passar e ver se a gente consegue engrenar uma situação para o Felipe tranquila, não queremos que ele seja lembrado por isso ou aquilo, mas sim pelo futebol", disse Luiz Felipe Scolari.

Veja mais trechos da coletiva:

Revezamento de jogadores

Nós tínhamos, hoje, mais do que qualquer dia, que fazer o revezamento. Alguns atletas que jogaram 100 minutos no jogo de quinta não tinham condições, e o campo hoje não permitiria uma melhor condição para eles. A gente colocou em campo a equipe que tinha mais condições para hoje.

Hyoran

Ele fez bem em não comemorar o gol, porque tem uma história, uma situação totalmente diferente do contexto do futebol, um menino que se entrega, que se dedica, faz seu trabalho com muita vontade e que é até mais importante no esquema tático do que um atleta que participa tanto do jogo. Sabe se posicionar.

Três frentes

Nós estamos disputando o Campeonato Brasileiro com intenção de chegarmos lá na frente. Mesmo que a gente altere cinco ou seis posições [no time], nós temos jogadores que jogam muito bem. A dupla de zaga de hoje foi fantástica, dá para que eu possa trocar quatro, cinco ou seis jogadores. No dia que a gente tem para trabalhar, o que fazemos é o treino tático, eles vão se conhecendo para determinadas situações e não dá para fazer outra coisa, e em campo eles estão fazendo o que a gente pede.