Topo

Inter bate o Flamengo no Beira-Rio e assume a liderança do Brasileiro

Siga o UOL Esporte no

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/09/2018 23h39

O Internacional é o novo líder do Brasileiro. Nesta quarta-feira (5), o time gaúcho venceu o Flamengo por 2 a 1, no Beira-Rio, e contou com tropeço do São Paulo contra o Atlético-MG para assumir a ponta.

William Pottker e Rodrigo Dourado marcaram para o Inter. Vitinho fez o do Flamengo, seu primeiro com a camisa rubro-negra. E o resultado levou o time gaúcho aos 46 pontos no Brasileirão. E como o Atlético-MG venceu o São Paulo, atingiu o primeiro lugar graças ao saldo de gols.

Já o Fla parou com 41 e pode perder o quarto lugar dependendo da conclusão da rodada, se o Grêmio vencer o Santos na Vila Belmiro.

Agora o Colorado encara o clássico contra o Grêmio, domingo, às 16h (de Brasília), no Beira-Rio. Já o Flamengo terá pela frente a Chapecoense, sábado, às 21h (de Brasília).

Dourado vai bem atrás e ainda faz gol

Rodrigo Dourado foi fundamental no controle das chegadas do Flamengo. E tem sido assim repetidamente nos jogos do Inter. Mas nesta quarta-feira, fez ainda mais. De cabeça, após escanteio, colocou na rede o segundo gol do jogo. E ainda deixou Nico López na cara do gol, mas o uruguaio tentou encobrir Diego Alves e perdeu. 

Léo Duarte falha e Inter abre o placar cedo

Ninguém havia chutado em gol ou sequer chegado perto disso quando Edenílson fez um lançamento sem peso para área. A bola, em diagonal vinda da intermediária, teria Jonatan Alvez como alvo e isso confundiu a defesa do Flamengo. Léo Duarte errou um cabeceio que afastaria o perigo e por trás dele não viu a entrada de William Pottker, que abriu o marcador aos 5 minutos, mudando toda estratégia de ambos os lados.

Lei do ex: Vitinho faz golaço no Inter

Vitinho encontrou, ainda no primeiro tempo, um lugar para jogar. Foi às costas de Edenílson, entre a linha de meio e a defesa do Colorado, pela direita. Ali, desestabilizou a linha de retaguarda vermelha, fazendo Rodrigo Dourado se deslocar para efetuar marcações repetidamente. Com isso, em 'efeito-dominó', a linha do Inter se descontrolou e por algumas vezes passou sustos. E no segundo tempo, marcou o gol de empate em um belo chute.

Flamengo não encontra o Inter chega pelos lados

Gols UOL Esporte

Odair tenta posse com D'Alessandro no ataque

Na hora de atuar, Odair Hellmann tratou de buscar o contra-ataque. Com D'Alessandro no lugar de Alvez. E foi o argentino que ficou como centroavante. A ideia era garantir a posse de bola e a criação para os jogadores de lado. A partir da entrada de Damião, o sistema mudou. 

Barbieri espelha sistema e cria dificuldade para o Inter

No segundo tempo, Barbieri espelhou o sistema com o Inter. Abriu Vitinho e formou um 4-1-4-1 com Everton Ribeiro e Willian Arão como centrais. A alteração criou superioridade pelos lados, gerou o empate e mais uma série de chances. 

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 2 X 1 FLAMENGO
Data
: 05/09/2018 (quarta-feira)
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo e Sidmar dos Santos Meurer
Renda: R$ 842.060,00
Público: 33.633 (total)
Cartões amarelos:  Piris da Motta (FLA); Cuesta (INT), Jonatan Alvez (INT), Marcelo Lomba (INT), Iago (INT); 
Gols: William Pottker, do Inter, aos 5 minutos do primeiro tempo; Vitinho, do Flamengo, aos 11 minutos do segundo tempo; Rodrigo Dourado, do Inter, aos 14 minutos do segundo tempo; 

INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Zeca (Fabiano), Rodrigo Moledo, Victor Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenílson, Patrick, Pottker e Nico López (Leandro Damião); Jonatan Alvez (D'Alessandro).
Técnico: Odair Hellmann

FLAMENGO
Diego Alves; Pará, Léo Duarte, Rhodolfo e Renê; Piris da Motta (Willian Arão), Rômulo, Everton Ribeiro, Vitinho e Marlos Moreno (Matheus Sávio); Lincoln (Uribe).
Técnico: Maurício Barbieri