Topo

Flu inicia sua "semana de 6 pontos" antes de maratona de 10.000 km

Jogadores do Fluminense confraternizam em treino: semana importante para o ano - Lucas Merçon/Fluminense
Jogadores do Fluminense confraternizam em treino: semana importante para o ano Imagem: Lucas Merçon/Fluminense

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/09/2018 04h00

O Fluminense inicia nesta quinta-feira ante o Vitória, às 19h, no Maracanã, uma semana considerada chave para que o clube faça uma campanha sem sobressaltos no Brasileiro e possa atacar com toda a sua força a disputa da Copa Sul-Americana.

Se passar pelo Leão, os tricolores encaram no domingo o rival Botafogo, em jogo que pode representar o alívio antes de uma maratona que irá exigir do elenco. Após a sequência em casa, o Flu terá de encarar mais de 10.000 quilômetros para cumprir o calendário pela competição nacional e a Sul-Americana.

Passado o Clássico Vovô, o Flu terá uma semana livre de treinos antes de fechar a bagagem e iniciar uma jornada que inclui Curitiba, Chapecó e a cidade equatoriana de Cuenca. Se somadas apenas as distâncias aéreas, os tricolores voarão 9.678 quilômetros, mas a distância aumentará pela necessidade de deslocamentos por terra.

A logística é desafiadora e os duelos em sequência contra Atlético-PR, Deportivo Cuenca (EQU) e Chapecoense irão tirar jogadores e comissão técnica do Rio por ao menos 10 dias. A iminência deste período de viagens torna os dois jogos seguidos em casa ainda mais importantes para que o time fique em posição confortável na tabela do Brasileirão. Com 27 pontos, o Tricolor é o 11º colocado na tabela, mas a apenas quatro pontos do Sport, time que abre o Z-4.

Ciente de que a sequência no Maracanã será importante para a sequência da temporada, o volante Richard pregou concentração máxima para terminar a semana com duas vitórias:

“É importantíssimo (jogar duas vezes em casa) pois temos o apoio do torcedor. Aliás, faço um apelo para que a torcida nos apoie neste momento. Todo mundo gosta de jogar em casa. Vamos tentar fazer o resultado respeitando os adversários”.

Contra a equipe baiana, o técnico Marcelo Oliveira não deve contar com o lateral-direito Gilberto, que se recupera de dores no joelho esquerdo. Em seu lugar, Léo deve seguir entre os titulares. Sem Pedro, em recuperação de uma lesão também no joelho, Kayke começará o jogo. Resta saber quem ocupará a vaga do meia Sornoza, que serve a seleção do Equador.

"Degrau por degrau, vamos chegar lá em cima. Precisamos ter paciência, a bola tem batido na trave. Vamos tentar colocar em prática o que o Marcelo tem pedido. Precisamos aproveitar as oportunidades criadas”, completou Richard.

FLUMINENSE X VITÓRIA
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Data/Hora: 6 de setembro de 2018, às 19h
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gase (SP) e Leirson Peng Martins (RS)

FLUMINENSE
Júlio César; Léo, Ibañez, Digão e Ayrton Lucas; Richard, Dodi e Jadson (Júnior Dutra) e Luciano (Matheus Alessandro); Everaldo e Kayke. Técnico: Marcelo Oliveira

VITÓRIA
Ronaldo; Jeferson, Ramon, Lucas Ribeiro e Bruno Bispo; Rodrigo Andrade, Léo Gomes, Rhayner e Yago; Erick e Léo Ceará (André Lima). Técnico: Paulo César Carpegiani