Topo

Inter lembra provocações do Grêmio e rebate Renato: "Tem que ter grandeza"

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

09/09/2018 19h18

Nas palavras do vice de futebol Roberto Melo, o Internacional respondeu as declarações de Renato Gaúcho, que justificou as confusões após o Gre-Nal com provocações do Inter. Após a vitória colorada por 1 a 0, o dirigente disse que Portaluppi precisa ter grandeza e isentou a direção gremista nos problemas.

"Tenho o maior respeito pela instituição Grêmio, pela torcida do Grêmio. Os clubes fazem grande um o outro. Uma fortalece a outra. O maior respeito pela direção do Grêmio, na figura do seu presidente, que faz um grande trabalho de reconstrução. Vitorioso nos últimos anos. Um clube que ficou 15 anos sem vencer praticamente nada, disputar títulos importantes, e nesses 15 anos o Inter venceu praticamente tudo, e neste período não se viu o Inter fazer musiquinhas a respeito da instituição Grêmio, um treinador tentar invadir o vestiário", disse Melo. "Quando um profissional toma este tipo de atitude, quando não sabe perder, na realidade quando empata diz que o adversário jogou como um time de segunda divisão, quando perde de 2 a 0 diz que jogou pelo que precisava, quando perde como hoje, e queria muito vencer, acontece isso... As imagens são ele tentando invadir nosso vestiário. Isso é totalmente inadequado. Respeito o Renato, mas isso não contribui para o futebol. Quem não sabe perder, não sabe porque ganha", completou.

O termo musiquinha se refere claramente ao 'um minuto de silêncio' entoado pelos jogadores do Grêmio na volta do título da Libertadores de 2017.

Ao fim do Gre-Nal, uma confusão tomou conta do corredor que dá acesso aos vestiários. Jogadores, seguranças, profissionais dos clubes trocaram agressões. Um dos atos que ocorreu foi a tentativa de Renato Gaúcho de entrar no vestiário do Inter. Ele foi impedido por seguranças e o clima ficou ainda mais tenso.

Renato justificou a confusão com as provocações do Inter. Disse que iria dar parabéns aos atletas, que queria cumprimentar Odair Hellmann.

"Ele está falando para ele mesmo. Quando perdemos de 3 a 0 teve problema, confusão? Aqui nos 2 a 0 que vencemos, teve jogador do Grêmio que invadiu antidoping querendo brigar com o D'Alessandro. O problema não está do lado de cá de não saber perder. Hoje vencemos, terminou o jogo, é normal após um jogo, um Gre-Nal, algum treinador adversário tentou entrar no vestiário antes dos jogadores? Vocês já viram isso? Quem está errado? Eu quero valorizar a nossa vitória e que o Renato aprenda a perder", completou Melo.

Renato ainda deu a entender que os jogadores do Internacional haviam pedido para os gremistas controlar as provocações e cornetas.

"Por parte da direção posso te garantir que não. Assim como quando ganhamos tudo e o Grêmio nada, eles suportaram com dignidade. Assim como quando fomos rebaixados, passamos pela Série B com dignidade. Não vencemos a Série B e hoje estamos aqui com toda humildade do mundo buscando ponto a ponto o que para muitos parecia um sonho mas que a cada jogo se transforma em realidade. É complicado falar sobre isso. Da direção não houve nada. Se houve conversa entre os atletas, eu não presenciei. Não sei. Se houve, o que acontece é que continuamos ouvindo musiquinhas no vestiário. Tem que saber perder, reconhecer o adversário. Nem sempre se ganha. Então, volto a dizer, quem tem este tipo de atitude, e não é a direção do Grêmio, é bem localizado, tem que ter grandeza para perder e ganhar", finalizou.

O Internacional chegou aos 49 pontos e retomou a liderança do Brasileiro. O próximo confronto será com a Chapecoense.