Topo

Alívio corintiano mesmo com derrota no dérbi dá a medida de clima com Loss

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

10/09/2018 04h00

Em sua estreia à frente do Corinthians, Jair Ventura viu a equipe alvinegra não criar uma situação de perigo ao Palmeiras e perder o clássico por 1 a 0. Ainda assim, os líderes alvinegros deixaram o gramado com um discurso positivo. Os experientes Cássio e Henrique fizeram questão de destacar a evolução da postura defensiva do time, mesmo após apenas dois dias de treinamento com o novo técnico. As declarações dão a medida de como o elenco avalia a performance do time sob o comando de Osmar Loss.

"Acho que todo mundo viu a melhora no sistema defensivo. O Corinthians no começo do ano sofria, ia lá e vencia por 1 a 0. Voltamos com a cara do Corinthians, com essa luta que vamos voltar a ter em jogos decisivos. Temos de nos concentrar e focar em partidas que são decisivas para nós. Essa melhora no sistema defensivo vai ajudar muito a gente", declarou Henrique. "É ruim perder o clássico, mas corremos e, infelizmente, não conseguimos [reverter o placar]. Porém, não vimos o time tão exposto, um pouco mais organizado", disse Cássio

Durante os cerca de três meses em que o auxiliar ficou à frente do time, foram 25 jogos, com dez vitórias, cinco empates e dez derrotas, 22 gols sofridos e 26 feitos. Tal desempenho, como era de se esperar, deixou o moral do elenco baixo e fez com que Loss fosse rebaixado a assistente. Por isso, o novo treinador tenta atuar nos bastidores para recuperar o psicológico da equipe. 

"É lógico as derrotas acabam interferindo na confiança. É claro que o treinador tem de atuar também nisso, vamos levantar essa autoestima. Quando o time sofre o gol, a mochila está cheia, a gente fala isso, temos de reverter o quanto antes isso. Eles sabem disso. Os jogadores que saíram não vão voltar, a janela fechou e os responsáveis por reverter essa situação somos nós", afirmou o treinador

Curiosamente, o próprio Jair afirmou que não conseguiu mudar "nada" em relação ao trabalho de seu antecessor. Até mesmo pela falta de tempo, ele pretende implantar o sistema de jogo ao decorrer desta temporada. Uma das ideias é dar força ao sistema ofensivo. Porém, para o jogo desta quarta-feira contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, ele não poderá contar com Roger, que defendeu o Internacional no torneio.

"É claro que tem uma chance de o Romero jogar ali, sim, principalmente sem Roger, que não pode atuar na Copa do Brasil. O Jonathas estava parado, então pode ocorrer essa mudança dentro de uma necessidade"