Topo

Por Libertadores, Cruzeiro desvaloriza clássico pela segunda vez no ano

Zagueiro Manoel atuou no jogo do primeiro turno e pode entrar em campo novamente - Pedro Vale/Agif
Zagueiro Manoel atuou no jogo do primeiro turno e pode entrar em campo novamente Imagem: Pedro Vale/Agif

Do UOL, em Belo Horizonte

14/09/2018 04h00

Depois de sair vencedor na primeira semifinal da Copa do Brasil contra o Palmeiras, o Cruzeiro passa a direcionar suas atenções para o clássico mineiro contra o Atlético, marcado para este domingo e válido pelo Campeonato Brasileiro. Mas, assim como aconteceu no primeiro turno do Nacional, Mano Menezes vai mandar um time reserva ou no máximo mesclado para o maior jogo do estado. Vivo na Copa Libertadores e a poucos dias do confronto contra o Boca Juniors, o treinador deixou bem claro que o foco no momento não é de priorizar o torneio nacional, independentemente do adversário.

No clássico do dia 19 de maio, o Cruzeiro foi ao Independência e também utilizou uma equipe mesclada contra seu rival. A Raposa perdeu o jogo por 1 a 0, e seus principais jogadores foram poupados para o jogo contra o Racing. Na ocasião, a equipe disputava com o time argentino o primeiro lugar do grupo na Copa Libertadores. Desta vez, o confronto contra o Boca abrirá as quartas de final, e a meta é aterrissar em Buenos Aires com todos os atletas titulares descansados.

"O Cruzeiro não tem um time reserva, né? Tem jogadores de muita qualidade e que podem entrar em campo para o clássico. É óbvio que não sou louco, sei exatamente onde está colocado o clássico, mesmo sabendo da importância que ele tem na rivalidade dos torcedores. Mas não vamos cair nessa armadilha de botar fora, antecipadamente, aquilo que nós estamos construindo em detrimento de um jogo só. Mas o torcedor pode ir ao Mineirão. O que ele viu hoje (contra o Palmeiras), ele virá no domingo, independente da formação que nós colocarmos em campo", comentou Mano Menezes.

O único titular que é ausência certa até o momento é Robinho devido à suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Mas outros jogadores podem ser considerados praticamente cartas fora do baralho. Arrascaeta se recuperou de uma lesão muscular na coxa e foi preparado para o jogo contra o Palmeiras, mas deixou o campo por causa de um trauma no local. Por ter jogado duas vezes em menos de 24 horas, Dedé é outro que ganhará um descanso.

Independentemente dos onze jogadores iniciais que entrarão em campo, Mano Menezes também não terá muito tempo para preparar a equipe para o clássico. Depois da vitória pela Copa do Brasil, o plantel recebeu mais um dia de folga, retornando aos treinos apenas nesta sexta-feira. Apenas com o Campeonato Brasileiro pela frente, o Atlético teve a semana inteira para se preparar para o jogo.

Se a prioridade do Cruzeiro pelos torneios mata-mata fica cada vez mais evidente, o reflexo dessa estratégia na tabela do Brasileirão se torna óbvio. A distância para o Grêmio, hoje sexto colocado, é de oito pontos, e a diferença para o líder Internacional é de 16. Pelo menos até o início de outubro, o clube deverá seguir com o esquema de rodízio. Além do clássico, o Cruzeiro ainda terá mais dois jogos no Brasileiro que antecedem os compromissos da volta pela Copa do Brasil e Libertadores.