Topo

Maicon e Renato são absolvidos por confusão no Gre-Nal. Inter leva multa

Renato Gaúcho está absolvido pelo STJD em julgamento nesta sexta-feira - Thiago Ribeiro/AGIF
Renato Gaúcho está absolvido pelo STJD em julgamento nesta sexta-feira Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Leo Burlá e Marinho Saldanha

Do UOL, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre

21/09/2018 14h30

Em julgamento realizado na manhã desta sexta-feira (21) no STJD, o técnico Renato Gaúcho foi absolvido, o volante Maicon pegou um jogo de suspensão, convertida em advertência, o Internacional foi punido com multa de R$ 1.000, e o trio de arbitragem também foi absolvido. Tudo em razão das confusões ocorridas no último Gre-Nal, no Beira-Rio. 

Renato e Maicon foram absolvidos na denúncia referente ao artigo 258, que fala em "assumir conduta contrária à ética desportiva". O meia, contudo, pegou uma partida de suspensão que foi convertida em advertência. 

O Internacional foi multado em R$ 1.000 por 'atrasar a realização da partida'. E o trio de arbitragem, que também foi a julgamento em dois artigos, foi absolvido. 

Quem corria mais risco eram os gremistas, citados em súmula na confusão que se tornou o fim da partida realizada no início do mês, no Beira-Rio. Em campo, o Inter venceu por 1 a 0. 

"Nosso objetivo foi cumprido. Os dois (Renato e Maicon) estarão em campo no próximo compromisso do Grêmio", disse ao UOL Esporte o advogado Mário Bittencourt, que participou da defesa do time azul, branco e preto. 

Confusão no fim do jogo

Ao apito final do árbitro Péricles Bassols Cortez no último Gre-Nal, disputado no Beira-Rio no dia 9 de setembro, uma confusão tomou a antessala dos vestiários. Trocando empurrões, os jogadores se encaminharam aos locais reservados sob discussão e provocações.

Maicon, que sequer tinha participado da partida, aos gritos se dirigia aos jogadores do Inter, que comemoravam a vitória por 1 a 0. O técnico Renato Gaúcho tentou entrar no vestiário dos rivais, gerando uma confusão com seguranças, profissionais dos dois clubes e qualquer um que estivesse por ali. Na súmula, apenas Renato e Maicon foram citados, fato que irritou a direção do Grêmio.

Durante a semana seguinte, o tom provocativo tomou as declarações de jogadores de Inter e Grêmio. A relação entre os clubes mostrou-se arranhada no dia em que o Tricolor completou 115 anos, quando utilizou o 'Guia da Partida' para seguir provocando o rival.E o Inter, através de seus perfis nas redes sociais, foi seco ao dar parabéns ao tradicional oponente.