Topo

Grêmio vence Flu com gol de calcanhar aos 47 e cola no líder São Paulo

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, no Rio de Janeiro

29/09/2018 17h53

Mesmo atuando com reservas, o Grêmio arrancou uma importante vitória aos 47 minutos do segundo tempo sobre o Fluminense por 1 a 0, na tarde deste sábado, no estádio Nilton Santos (RJ) com gol de calcanhar de Everton, e colou no líder São Paulo, ficando a apenas um ponto – os paulistas jogam neste domingo, contra o Botafogo,no Rio de Janeiro.

Com o jogo de volta das quartas de final da Libertadores na próxima terça-feira diante do Atlético Tucumán (ARG), o Tricolor gaúcho foi a campo somente com Maicon – suspenso na competição continental – entre os que são considerados titulares. Everton e Kannemann começaram no banco.

O Fluminense vira sua chave agora para a Copa Sul-Americana, onde recebe o Deportivo Cuenca (EQU), pelo jogo de volta das oitavas de final.

Jogo sonolento

Marcelo Oliveira, durante partida entre Grêmio e Fluminense - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Quem assistiu a partida entre Fluminense e Grêmio não ficou satisfeito com o que viu. Com os dois times com posturas morosas em campo, o jogo acabou sendo sonolento. Os cariocas tiveram maior volume de jogo, mas não conseguiram traduzir isso em muitas chances reais. Já os gaúchos tentaram explorar os contra-ataques, mas pecaram nos passes finais. O lindo gol de Everton salvou os ingressos dos torcedores.

Quase de cobertura

Aos 13 minutos do primeiro tempo, Dodi recebeu na esquerda da área do Grêmio e, numa mistura de chute e cruzamento, quase encobriu o goleiro Paulo Victor.

Saiu pela lateral!

Aos 18, Everaldo tentou arriscar de fora da área e o chute foi completamento torto, saindo pela lateral do campo.

Distribuição de chapéus

Aos 21, Leo recebeu na direita e fez o que quis com Pepê, dando quase que três chapéus no jogador do Grêmio.

Marcos Júnior perde

Aos 20 minutos do segundo tempo, Marcos Júnior recebeu lançamento e ficou cara a cara com Paulo Victor, mas chutou mal e o goleiro defendeu. 

Grêmio desperdiça contra-ataque

Dois minutos depois, Thonny Anderson puxou contra-ataque para o Grêmio e ficou no dois contra dois, mas ao tentar tocar para Everton, foi interceptado, algo que deixou Renato Gaúcho transtornado.

Defesaço de Paulo Victor

Aos 34, Richard recebeu na entrada da área e chutou no cantinho esquerdo de Paulo Victor, que fez uma defesaça.

Que golaço de Everton!

Quando todos já davam o empate como certo, o Grêmio puxou um contra-ataque e, após cruzamento da direita, Everton dominou com categoria e, de calcanhar, fez o golaço que garantiu a vitória para os gaúchos.

Everaldo - O melhor

O atacante do Fluminense deu trabalho para zaga do Grêmio atuando pelas pontas com muita velocidade e dribles, embora tenha pecado nas finalizações.

Pepê - O pior

O jovem gremista abusou das tentativas de cavar pênalti e desperdiçou bons contra-ataques para o Grêmio, algo que irritou o técnico Renato Portaluppi. 

Maicon tem atuação discreta

Único jogador considerado titular a iniciar a partida pelo Grêmio, Maicon teve uma atuação discreta contra o clube que o revelou. O meia está suspenso da partida desta terça-feira, contra o Atlético Tucumán (ARG), pela Copa Libertadores.

Marcelo Oliveira é chamado de burro

Marcelo Oliveira, técnico do Fluminense, durante jogo contra o Grêmio - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

A disposição tática que Marcelo Oliveira colocou em campo no Fluminense não agradou aos torcedores, que o chamaram de burro após as substituições no segundo tempo.

Apostas de Renato não surtem efeito

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio, durante jogo contra o Fluminense - Thiago Ribeiro/AGIF - Thiago Ribeiro/AGIF
Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Decidido a poupar os titulares para priorizar a Libertadores, Renato Gaúcho apostou em algumas peças que não deram certo. Acabou colocando no segundo tempo Everton, mas pouco surtiu efeito.

Maracanã passa por reparos

O Fluminense alterou o local da partida para o Nilton Santos em função do gramado do Maracanã estar passado por reparos após muitas críticas de jogadores. O do Nilton Santos, porém, também não estava nas melhores das condições.

Flu adere à campanha do "Setembro Amarelo"

O Fluminense aderiu à campanha do "Setembro Amarelo", que destaca a importância de se prevenir contra o suicídio. O goleiro Júlio César atuou com a camisa 188, em alusão ao número de telefone que atende a estes casos.

Preliminar com título do América-RJ

A preliminar do jogo entre Fluminense e Grêmio foi a final da Série B1 do Campeonato Carioca, quando o América sagrou-se campeão após derrota o Americano por 1 a 0 com gol de Quaresma. Com o título, o tradicional clube carioca garantiu sua classificação para a seletiva da Série A do Estadual de 2019.

FLUMINENSE 0 X 1 GRÊMIO
Local:
Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 16h (horário de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)
Cartões amarelos: Leonardo, Alisson (GRE)
Cartões vermelhos: Nenhum
Gols: Everton, aos 47 minutos do segundo tempo (GRE)

Fluminense
Júlio César; Ibañez, Gum (Marcos Júnior) e Digão; Léo (Mateus Norton), Sornoza (Kayke), Richard, Dodi e Ayrton Lucas; Luciano e Everaldo
Técnico: Marcelo Oliveira.

Grêmio
Paulo Victor; Leonardo, Paulo Miranda, Bressan e Marcelo Oliveira; Maicon, Kaio, Jean Pyerre (Thonny Anderson), Douglas (Thaciano) e Pepê (Everton); Alisson.
Técnico: Renato Portaluppi