Topo

Para ganhar o Brasileiro, Inter traça estratégia e evita 'se impor limites'

Odair Hellmann garante que não pensa a longo prazo e evita "limitar" Inter - Ricardo Duarte/Inter
Odair Hellmann garante que não pensa a longo prazo e evita 'limitar' Inter Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

02/10/2018 04h00

O Internacional tem definida estratégia para ser campeão brasileiro. Em vez de fazer projeções de pontos e acreditar em cálculos que aproximam ao máximo a chance de erguer a taça nacional, o time gaúcho fala em "não se impor limites" e pensar na quantia máxima.

"Não fazemos projeção, e quando falo isso para vocês (jornalistas) não é da boca para fora. É real. Não penso em pontuação porque assim estaremos nos colocando limites. Se temos 33 pontos para disputar, não posso limitar meu time a 15, 16, 20, porque se chegamos a isso e os outros fizerem mais, não adiantaria nada... Não posso começar limitando meu time", disse o técnico Odair Hellmann. "Não adianta pensar em 74 ou 76 pontos e não ganhar o próximo jogo", acrescentou.

O discurso do Inter estabelece como regra a busca pelo máximo de pontos a cada partida. Mas ainda que o clube afirme a vitória como meta em todos os jogos, os atletas são cientes que fora de casa acima de vencer está pontuar.

Isso se reflete na postura do time. No Beira-Rio, o Inter joga no campo do adversário, pressiona alto e procura ter o comando da partida. Fora dele, recua as linhas para próximo da meta de Marcelo Lomba e aceita o empate independentemente de quem for o adversário.

"A gente precisa pensar no próximo adversário, mas um jogo fora de casa que sempre é complicado. Depois no São Paulo (rodada seguinte). Vamos trabalhar em cima da equipe do Sport para chegar lá e buscar nosso objetivo que é a vitória. Sabemos que teremos dificuldades e da situação deles. Mas isso não quer dizer nada", afirmou o lateral-direito Fabiano. "Fazia tempo que não havia este equilíbrio na competição. Você vê que qualquer descuido pode ser fatal. Por isso é importantíssimo fazer o dever de casa", completou.

Matemática: no mínimo 76 pontos

De acordo com o site Chance de Gol, a probabilidade de conquista de título bate em 50% com 76 pontos. Com 77 pontos, fica entre 60% e 70%. Com 78 conquistados, chega a 80%. Com 80 pontos, pula para 90%, com 81 pontos, vai para 95%, 82 simboliza 97% e 84 relata 99%. O máximo que um time pode atingir ao fim deste Brasileiro é 86 pontos, que dá praticamente 100% de chance de título. A conta não é máxima, porém, porque Inter e Palmeiras estão empatados e não possuem mais confronto direto. Ou seja, se o Inter somar 86 pontos e o Palmeiras também os fizer, serão os critérios de desempate que definirão o campeão. 

Desta forma, o mínimo para garantir uma probabilidade positiva é somar mais 23 pontos.

Mantendo o atual aproveitamento, Inter e Palmeiras somarão mais 21 pontos e chegarão a 74. O São Paulo acompanharia indo a 73, o Grêmio faria 70, o Flamengo 68, e o Atlético-MG faria 63.

O que dizem os rivais?

Projeção de pontos é tema proibido entre os primeiros colocados. Enquanto o Inter fala em "não se impor limites", São Paulo e Palmeiras evitam de cara comentar qualquer situação publicamente. O discurso "enfrentar jogo a jogo" pauta manifestações de Diego Aguirre e Luiz Felipe Scolari.

A situação não é tão diferente no Grêmio, mas as razões é que mudam. Enquanto ocupa a quarta posição, o Tricolor não esconde a prioridade pela conquista da Libertadores. O Brasileiro é deixado em segundo plano, tanto que a opção de utilizar "time alternativo" é repetidamente adotada. Por isso, o tradicional rival do Inter não consome energia definindo metas no certame.

Mais distante da briga, Flamengo e Atlético-MG já adotam outra postura. Os cariocas calculam internamente pontuação aproximada de 74 para conquista do título. Precisariam, para atingir esta marca, mais 25 nos 33 pontos que restam. Objetivo complicado com troca de comando recente e turbulência política no clube.

Já o alvinegro de Belo Horizonte alterna objetivos conforme os jogos vão passando, mas tem claro que é mais simples pensar apenas na vaga para Libertadores. Oito pontos atrás dos primeiros, o Galo tem como meta os 60 pontos ao fim do Brasileiro, que, segundo suas contas, garantiriam vaga na competição continental em 2019.

Como foram os últimos anos

Desde que o formato atual do Brasileiro foi implantado, pontos corridos com 20 times, em 2006, nunca um time foi campeão com mais de 81 pontos. O Corinthians atingiu tal marca em 2015. Duas vezes o campeão somou 80: o Palmeiras de 2016 e Cruzeiro de 2014.

Nas demais edições, a pontuação oscilou, com 67 sendo a mais baixa, do Flamengo em 2009, e 78 a mais alta, do São Paulo em 2006. No ano passado, o Corinthians foi campeão com 72 pontos.

"É o campeonato mais difícil dos últimos anos. E vai continuar assim até o fim. Isso valoriza o trabalho de todos. Eu falo porque sou quem está à frente da comissão técnica, mas tem os outros profissionais, jogadores, diretores, isso evidencia o trabalho de todos. Estamos muito felizes pelo que está acontecendo e sabemos bem o que fez com que chegássemos até aqui. Precisamos continuar fortes e concentrados para brigar na parte de cima até o final", declarou Hellmann.

*Colaboraram Vinícius Castro, Thiago Fernandes, Jeremias Wernek e Leandro Miranda, em Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo.