Topo

Demissão, novo ânimo e reencontro: Corinthians x Fla foi divisor de águas

Corintianos celebram vitória sobre o Flamengo: resgate da autoestima - Reprodução/Instagram
Corintianos celebram vitória sobre o Flamengo: resgate da autoestima Imagem: Reprodução/Instagram

Dassler Marques e Vinicius Castro

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

05/10/2018 04h00

A Arena Corinthians é palco nesta sexta-feira (5), às 21h (de Brasília), de mais um encontro entre Corinthians e Flamengo. E a sensação, pelo menos até o momento, é que a recente semifinal da Copa do Brasilfoi um divisor de águas na temporada dos dois times. A vitória alvinegra com gol de Pedrinho encheu de moral a equipe de Jair Ventura, ao mesmo tempo em que gerou problemas na Gávea e abriu espaço para a troca de Maurício Barbieri por Dorival Júnior.

Agora no Brasileiro, os objetivos dos dois times, separados por uma distância de 14 pontos, são muito diferentes. O Flamengo, quinto colocado com 49 pontos, tenta encontrar ânimo para se aproximar dos líderes Palmeiras e Internacional, que têm 53. O discurso é de briga pelo título, mas o clima no Ninho do Urubu está cada vez mais para um melancólico fim de ano antecipado. Sem conseguir emplacar na competição, o Corinthians tem 35 pontos e tenta não só se manter no grupo que aspira a próxima Libertadores, mas ganhar corpo para a decisão com o Cruzeiro na próxima semana.

Nesse sentido, superar o Flamengo foi um ponto fundamental para que o torcedor corintiano volte a enxergar 2018 como uma temporada de perspectivas. A exemplo do Paulistão 2017, quando marcou com Jô nos acréscimos e venceu o Palmeiras em um claro momento de resgate de autoestima, passar pelo Fla teve um simbolismo parecido. Mesmo em dificuldades - como Gabriel improvisado e a falta de um centroavante -, a vitória a forceps no tiro de Pedrinho deu moral.

Três dias depois, contra o América-MG e sem alguns titulares, o Corinthians fez um de seus jogos mais elogiados nos últimos tempos no que diz respeito ao desempenho, apesar de ficar no empate por 0 a 0. Líderes do elenco como o goleiro Cássio e o meia Jadson, em diversas oportunidades, têm enfatizado como Jair devolveu estabilidade, confiança e mobilização ao time, que vinha em crise com Osmar Loss até encontrar o Flamengo na Copa do Brasil.

Em mais um duelo com o Rubro-negro, agora sob o comando de Dorival, o Corinthians tenta dar um passo adiante na partida que antecede a primeira decisão com o Cruzeiro. Ainda sem poder contar com Fagner, Jair optou por Gabriel na lateral. Mesmo diante da ausência prevista de Douglas no jogo do Mineirão, por suspensão, o foco está nos flamenguistas, e o volante está mantido em Itaquera.

Dorival Júnior - Gilvan de Souza/Flamengo - Gilvan de Souza/Flamengo
O técnico Dorival Júnior tem missão complicadíssima no comando do Flamengo
Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Pelo lado do Flamengo, a frustração de não obter retorno mesmo com um investimento superior a R$ 10 milhões por mês no departamento de futebol dá bem a cara do clima nos bastidores. Foram alguns erros na temporada, incluindo a condução da demissão de Maurício Barbieri. A queda do técnico já estava ensaiada desde a derrota para o Internacional, em Porto Alegre. Resistente, o presidente Eduardo Bandeira de Mello não atendeu aos apelos dos pares de uma troca por um treinador experiente antes das semifinais da Copa do Brasil.

O resultado foi o triunfo de um Corinthians que apostou em Jair Ventura, enquanto o Flamengo manteve Barbieri mesmo que nitidamente fora de rumo. O experiente Dorival Júnior chegou com uma missão difícil. Por conta do processo eleitoral do clube, ele firmou vínculo apenas até o fim do ano, em um total de 12 jogos.

Dorival está ciente de que não deve continuar no Flamengo independentemente do resultado final no Brasileirão. As chapas concorrentes têm outros planos para 2019 no futebol. Em resumo, ele chegou para tentar levar um abalado Rubro-negro ao título. Matematicamente, é possível. Na alma, improvável. A derrota para o Corinthians foi, para muitos dentro do clube, o último ato do milionário elenco em 2018.

São muitos os problemas para resolver, inclusive na escalação do time. O goleiro Diego Alves e o meia Diego nem sequer viajaram por conta de lesões. O comandante ainda pode perder Cuéllar e Renê, que serão julgados no decorrer do dia pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva).

CORINTHIANS x FLAMENGO

Data e hora: 05/10/2018 (sexta-feira), às 21h (Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Auxiliares: Luciano Roggenbaum e Luiz H Souza Santos Renesto (ambos PR)

CORINTHIANS
Cássio; Gabriel, Léo Santos, Henrique e Danilo Avelar; Douglas e Ralf; Romero, Jadson, Mateus Vital e Clayson
Técnico: Jair Ventura

FLAMENGO
César; Pará, Léo Duarte, Réver e Trauco; Cuéllar, Willian Arão, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro e Vitinho; Uribe
Técnico: Dorival Júnior