Topo

Corinthians piora com troca de Loss por Jair e vê zona da degola mais perto

Jair Ventura orienta Corinthians em clássico: mais uma derrota - Marcello Zambrana/AGIF
Jair Ventura orienta Corinthians em clássico: mais uma derrota Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Dassler Marques

Do UOL, em São Paulo

14/10/2018 07h42

A derrota para o Santos na noite de sábado, a despeito da escalação recheada de reservas, acentuou a queda do Corinthians no Campeonato Brasileiro. Sem conseguir reagir no Brasileirão enquanto sonha com o título da Copa do Brasil na próxima quarta-feira (13), a equipe acompanhará o restante da rodada da competição com a zona do rebaixamento podendo ficar ainda mais próxima. 

Com 35 pontos e na 11ª posição, o Corinthians que até pouco tempo disputava o sexto lugar tem neste momento uma distância de cinco pontos para o Ceará, que abre a zona da degola. Na próxima segunda, a equipe dirigida por Lisca recebe o Botafogo e pode encurtar essa margem, que se reduz rodada a rodada desde que Fábio Carille se desligou pouco antes da Copa do Mundo. 

Mas, se Osmar Loss foi retirado do comando técnico porque tinha um aproveitamento ruim, o desempenho do Corinthians piorou com o novo treinador. Jair Ventura conseguiu índice de 33% dos pontos conquistados, marca pior que a de Loss, que deixou o cargo com 39%. Mesmo assim, a aposta é que o Corinthians tenha o apoio de seus torcedores e consiga uma reviravolta na Copa do Brasil contra o Cruzeiro. 

Para isso, o treinador tem falado em melhorar o desempenho ofensivo, que se tornou o maior problema do time desde que Loss foi substituído por Jair. Ele aumentou a proteção ao sistema defensivo, mas não tem visto a equipe balançar as redes com frequência. Já são quatro partidas seguidas sem marcar, o que coloca um problema não apenas para o Brasileiro, mas até mesmo para pegar os cruzeirenses. 

"Temos que fazer muita força para fazer um gol, para criar oportunidades. A receita é mudar, como mudamos após o jogo com o Flamengo [empate sem gols no Maracanã], em que finalizamos duas vezes e fizemos dois gols em casa. É pouco para uma equipe do tamanho do Corinthians, ficar tanto tempo sem marcar", declarou Jair, que tem trabalhado para aumentar o número de finalizações da equipe. 

Com uma partida enorme na quarta, e que de certa forma será um divisor de água para o fim da temporada corintiana, o próximo fim de semana também reserva um compromisso importante no que diz respeito ao Brasileirão. O Corinthians visita o Vitória, em confronto importante para se manter minimamente distante da zona de rebaixamento.