Topo

Em súmula, árbitro se equivoca ao justificar cartões a Lucas Lima e Mayke

Siga o UOL Esporte no

Thiago Rocha

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/10/2018 22h19

Alvo de críticas após a partida no Pacaembu, o árbitro André Luiz de Freitas Castro deu ainda mais motivos para ser questionado por cometer equívocos ao justificar os cartões amarelos mostrados a Lucas Lima e Mayke na vitória do Palmeiras por 2 a 1 sobre o Ceará, neste domingo (21), pelo Campeonato Brasileiro.

Por conta das punições, tanto o lateral-direito como o meio-campista terão de cumprir suspensão na próxima rodada, diante do Flamengo, no próximo sábado (27), no Maracanã, duelo visto como decisivo pelo Palmeiras para seguir na liderança do Brasileirão.

Na súmula do jogo, disponibilizada no site da CBF na noite deste domingo, Castro afirmou que Lucas Lima levou amarelo por "infringir persistentemente as regras do jogo, cometer faltas persistentemente", aos 33 minutos do segundo tempo. O meia, no entanto, cometeu apenas uma falta, segundo dados do Footstats.

No caso de Mayke, o árbitro de Palmeiras x Ceará justificou que o lateral retardou "excessivamente a execução de um arremesso lateral". Só que o lance, ocorrido aos 28 minutos do segundo tempo, se tratava de uma cobrança de falta.

Súmula - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

André Luiz de Freitas Castro também mostrou cartão amarelo ao volante Bruno Henrique, além de expulsar o atacante Deyverson antes do intervalo, por falta violenta. Eles também desfalcarão o Palmeiras diante do Flamengo.

As punições geraram indignação tanto no técnico Luiz Felipe Scolari como em Alexandre Mattos, diretor de futebol do clube alviverde, após o jogo no Pacaembu.

"Parece que o árbitro sabia claramente do jogo do Maracanã, sabia que o [Marcos] Rocha estava machucado, deu cartão para o Mayke, o Bruno Henrique e o Lucas Lima que não era para dar, um atrás do outro, ele direcionou, a gente fica pensado e cobrando porque está muito estranho. Já sabe que tem o jogo no Maracanã e tira meio time", disse Mattos.