Topo

Inter representa 19 clubes e quer ajuda de Federações para pagar pelo VAR

Apenas o Vasco, dos 20 clubes da Série A, é contrário ao uso do VAR no Brasileiro - Luciano Belford/AGIF
Apenas o Vasco, dos 20 clubes da Série A, é contrário ao uso do VAR no Brasileiro Imagem: Luciano Belford/AGIF

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/11/2018 11h00

O Internacional tem marcada para terça-feira uma visita oficial à CBF. Munido de um documento que será assinado por 19 dos 20 clubes da Série A do Brasileiro, o Colorado irá solicitar a utilização do árbitro de vídeo (VAR) nas rodadas finais do Brasileiro. E mesmo que não tenha seu pleito atendido, os gaúchos querem liderar um movimento para que o sistema seja implantado no futuro, independente de onde venha o pagamento para isso.

Todos os 19 demais clubes da Série A foram consultados pelo Inter na última semana. Apenas o Vasco foi contrário à utilização do VAR no Brasileiro. E nesta segunda-feira (05), as últimas assinaturas serão repassadas para o documento que será entregue na entidade máxima do futebol nacional.

O Internacional lidera o movimento independente de ter se sentido prejudicado ou até eventualmente beneficiado por erros dos árbitros. No domingo, a vitória contra o Atlético-PR aconteceu apenas por conta de um pênalti polêmico nos acréscimos sobre Rossi. E a discussão sobre a utilização do auxílio de vídeos aos árbitros tomou o vestiário, mantendo discurso de utilização independente do que for marcado.

"Conversamos com todos os presidentes de clubes da Série A nesta semana, o único contrário foi o Vasco, todos os demais foram a favor. É evidente que sempre concordamos em conversar, queremos fazer isso. Temos ido muitas vezes na CBF como a maioria dos clubes faz. O Rodrigo (Caetano) auxilia muito desde que chegou porque trabalhou muito tempo no Rio de Janeiro e conhece muitas pessoas, tem contatos, e estamos dispostos sempre a ajudar. Os clubes normalmente defendem muito o seu lado, só enxergam quando são prejudicados", explicou o vice de futebol Roberto Melo.

A ideia da comitiva do Internacional era ir à CBF nesta segunda, mas compromissos com o pleito eleitoral do clube inviabilizaram a agenda. Na segunda cada uma das chapas que concorrem ao comando Colorado no biênio 2019/2020 irá apresentar seu projeto de gestão ao Conselho Deliberativo, que no próximo dia 8 realiza votação do primeiro turno das eleições.

"Muito mais que um protocolo ou uma exigência, vamos conversar. Amanhã (segunda) temos um compromisso com o Conselho Deliberativo, minha ideia era ir amanhã. Mas em razão deste compromisso da apresentação do apresentação das chapas do próximo biênio, ficou adiado para terça-feira. Vamos conversar, fazer sugestões, nossa manifestação é propositiva e o Inter conversou com todos os clubes da primeira divisão e a adesão é quase total", explicou o presidente Marcelo Medeiros.

Quem paga?

Mas não basta solicitar o VAR, precisa ir além. No início do ano, a utilização do árbitro de vídeo já foi debatida entre os clubes e poucos foram os que apoiaram. Muito porque a CBF queria repassar os custos do sistema aos clubes, que não concordaram com tal situação.

O Internacional pondera 'quem vai pagar' pelo VAR, pede auxílio das Federações Estaduais, e, em último caso, crê até que os clubes podem auxiliar financeiramente.

"Vocês (jornalistas) não têm ideia de quanto pagamos de taxa. Para Federação, para CBF, cada jogador que contratamos, emprestamos, demitimos temos três, quatro taxas diferentes para pagar. Taxas astronômicas. É um absurdo o que os clubes pagam", disse o vice de futebol Roberto Melo. "Quando reclamamos dos impostos, que pagamos e não vemos reverter em benefício, não sabemos onde o dinheiro vai, é exatamente assim que acontece. Pagamos as taxas e não sabemos onde elas são aplicadas. Não vejo problema (dos clubes pagarem). Se tiver que pagar, para ajudar, são tantas taxas que mais uma, menos uma, não vai fazer tanta diferença. Mas temos a CBF, as Federações Estaduais que também poderiam ajudar, poderiam colocar a mão no bolso e ajudar a melhorar o futebol", acrescentou.

A proposta do Internacional, defendida pelos 18 clubes que deram apoio, é que todos os jogos das seis últimas rodadas do Brasileiro contem com sistema de árbitro de vídeo. Para isso, além da instalação do equipamento necessário, uma escala maior de árbitros precisará ser feita pois a equipe cresce com os responsáveis pelo vídeo.