Topo

Em risco, Corinthians volta a sofrer com expulsões em momentos decisivos

Siga o UOL Esporte no

Arthur Sandes e Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

15/11/2018 04h00

O Corinthians viveu um filme repetido na noite da última quarta-feira durante derrota para o Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão. Mais uma vez o time, que corre risco de rebaixamento no Brasileirão, teve um jogador expulso de campo em uma partida decisiva - o volante Douglas recebeu o cartão vermelho depois de cometer duas faltas em menos de dois minutos.

Na rodada anterior, o chileno Angelo Araos, que atuou justamente na mesma posição, de segundo volante, já havia sido expulso em condições parecidas, já nos acréscimos do primeiro tempo do confronto com o São Paulo.

"Uma triste semelhança, jogar um jogo grande como o clássico e agora contra o Cruzeiro, isso atrapalha bastante. Lógico que fica mais difícil com dez [jogadores]. Temos de ter equilíbrio para terminar os jogos com 11 jogadores. Temos de evoluir também nesse quesito", disse o técnico Jair Ventura, que repetiu a estratégia ao colocar Thiaguinho no lugar de Danilo no intervalo.

Antes da chegada do atual treinador, o Corinthians já sofria com expulsões em momentos decisivos. Danilo Avelar e Gabriel, por exemplo, receberam o cartão vermelho contra o Colo-Colo, nas oitavas de final da Libertadores. O volante foi punido no primeiro jogo, em Santiago, enquanto o lateral foi expulso na partida decisiva, em Itaquera.

Antes, na fase de grupos do torneio, foi a vez de Emerson Sheik receber o vermelho direto depois de poucos minutos em campo no jogo contra o Independiente - naquela ocasião, a equipe alvinegra perdeu por 2 a 1 em plena Arena Corinthians.

Nos últimos anos, o Corinthians viu o mesmo roteiro em outras situações delicadas, sempre em eliminações em competições sul-americanas. Em 2017, Rodriguinho recebeu o cartão vermelho contra o Racing, na Argentina, no empate sem gols que selou a queda do time alvinegro nas quartas da Copa Sul-Americana.

Na temporada anterior, Fagner passou pela mesma situação ao deixar o campo antes do fim do duelo com o Nacional, nas oitavas de final da Libertadores (empate por 2 a 2 em Itaquera). Em 2015, o mesmo ocorreu com o meia Jadson e o lateral Fábio Santos no confronto com o Guaraní, do Paraguai, em nova eliminação corintiana na competição continental em casa, após uma derrota por 1 a 0.

O Corinthians de Jair Ventura soma 40 pontos no Campeonato Brasileiro e ocupa a 13ª posição na tabela. O time tem apenas três pontos de vantagem sobre a Chapecoense, a primeira equipe da zona do rebaixamento - os catarinenses enfrentam o Botafogo nesta quinta-feira (se vencerem, o Ceará, com 38 pontos, entrará no grupo do descenso).