Topo

Jardine começa prova de fogo no SP contra o Grêmio, de onde Felipão o tirou

O técnico André Jardine vai comandar o São Paulo na partida desta quinta-feira, no Morumbi - Érico Leonan / saopaulofc.net
O técnico André Jardine vai comandar o São Paulo na partida desta quinta-feira, no Morumbi Imagem: Érico Leonan / saopaulofc.net

José Eduardo Martins e Marinho Saldanha

Do UOL, em São Paulo e Porto Alegre

15/11/2018 04h00

André Jardine começa nesta quinta-feira, às 19h, no Morumbi, contra o Grêmio, a sua prova de fogo para virar técnico efetivo do São Paulo. Depois da demissão de Diego Aguirre, o auxiliar foi promovido para o cargo de treinador e tem as últimas cinco partidas do Campeonato Brasileiro para mostrar serviço e se manter na função em 2019. Por obra do destino, porém, ele conhece muito bem o adversário deste noite e só está hoje no Tricolor paulista por causa de uma mãozinha de Luiz Felipe Scolari, atual comandante do líder Palmeiras.

Antes de chegar ao Morumbi, Jardine trabalhava no Grêmio. Mas sua história no Tricolor gaúcho começou bem antes. Ainda criança, ele foi contemporâneo de Ronaldinho Gaúcho na escolinha de futebol do clube. Até hoje, nas salas entre os campos à beira do Guaíba, o quadro que ostenta a foto do ex-craque da seleção brasileira tem, alguns rostos adiante, o de Jardine. 

Sem sucesso na investida como atleta, abandonou a carreira ainda cedo para se formar em Educação Física. E como treinador, começou no Internacional, se transferindo para o Grêmio em 2013, após uma série de títulos nos times inferiores colorados. 

Depois de conquistar espaço nas equipes de base, virou auxiliar técnico da comissão permanente do clube. E em 2014 substituiu Enderson Moreira interinamente antes da chegada de Felipão. Esteve no comando na derrota por 2 a 1 para o Vitória. Curiosamente, treinou Zé Roberto, cinco anos mais velho que ele. 

E logo da chegada de Scolari, trazendo dois auxiliares, Ivo Wortmann e Flavio Murtosa, ruídos de comunicação começaram a surgir. Ideias contrárias que iam desde situações simples de jogo até abordagens a atletas. E em uma delas, Felipão não titubeou em dar uma bronca em Jardine durante um treinamento em que divergiam sobre cobranças de escanteio. Sem qualquer receio da imprensa presente ou da repercussão do caso, Scolari foi ríspido e pouco tempo depois Jardine acabou demitido para que os "homens de confiança" do atual técnico do Palmeiras trabalhassem sozinhos. 

Contratado pelo São Paulo em seguida, por pouco não conseguiu colocar um reforço de peso no Morumbi. Em 2015, quando os tricolores, paulista e gaúcho, negociavam o empréstimo do volante Maicon, o treinador sugeriu que fosse incluído no acordo o empréstimo com cláusula de compra de um jovem que não estava sendo aproveitado em Porto Alegre, mas se destacava muito na base: Arthur. No entanto, o Grêmio não aceitou a inclusão do meio-campista que hoje defende o Barcelona e a seleção brasileira. 

Situação de Jardine no São Paulo

Pelo trabalho desenvolvido nas categorias de base, Jardine ganhou moral no São Paulo. Na última terça-feira (13), por exemplo, o presidente do clube, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, discursou em favor do treinador durante a reunião do Conselho Deliberativo. Segundo o mandatário, o gaúcho deve ser o responsável por dirigir a equipe no próximo ano. O executivo de futebol, Raí, também apoia Jardine, tanto que o promoveu da base para auxiliar do profissional neste ano, e incentivou a sua viagem de intercâmbio para a Europa, em outubro. 

No entanto, o futuro dele no time profissional não é tão certo assim. Dentro do clube, há quem considere o treinador gaúcho jovem demais para assumir um time do calibre do São Paulo. E, como se sabe, no futebol brasileiro as escolhas são definidas pelos últimos resultados. Por isso, caso o Tricolor paulista não consiga terminar o Brasileiro com um desempenho considerado bom pela diretoria, a diretoria deve procurar outro treinador. Neste caso, o nome mais comentado é o de Abel Braga.

Vale destacar que o São Paulo está na briga direta com o Grêmio pela quarta colocação do Brasileirão e, consequentemente, por uma das vagas na fase de grupo da Copa Libertadores de 2019 (apenas os quatro mais bem colocados estão garantidos nesta fase do torneio continental). Depois do empate no clássico com o Corinthians, o Tricolor paulista passou a somar 58 pontos, mas foi superado pelos gaúchos no número de vitórias (16 a 15). 

Ficha técnica

São Paulo x Grêmio

Campeonato Brasileiro - 34ª rodada

Data: 15 de novembro de 2018
Local: Morumbi, em São Paulo
Horário: 19h (Brasília)
Árbitros: Pericles Bassols Pegado Cortez (PE)
Auxiliares: Clovis Amaral da Silva (PE) e Marcelino Castro de Nazare (PE)

São Paulo: Jean; Bruno Peres, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Jucilei, Liziero e Nenê; Helinho (Hudson), Tréllez e Everton. Técnico: André Jardine.

Grêmio: Paulo Victor; Madson, Paulo Miranda, Geromel e Cortez; Michel, Maicon, Ramiro, Jean Pyerre (Cícero) e Everton; Jael. Técnico: Renato Gaúcho.