Topo

Luan pode não jogar mais em 2018 pelo Grêmio, mas não passará por cirurgia

Luan será avaliado diariamente e pode não voltar mais ao Grêmio nesta temporada - Lucas Uebel/Grêmio
Luan será avaliado diariamente e pode não voltar mais ao Grêmio nesta temporada Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

15/11/2018 11h08

Os médicos do Grêmio estão preocupados com Luan. O jogador apresentou uma sensível piora no quadro da fascite plantar no pé direito e pode não jogar mais neste ano. Por outro lado, a incerteza de um resultado positivo praticamente descarta a realização de cirurgia.

"O Luan sofre uma inflamação crônica. Isso está incomodando o atleta, estamos esgotando os tratamentos, fisioterapia, anti-inflamatórios, ele até faz alguns acompanhamentos com especialistas na área específica para ver se existe alguma possibilidade de tratamento mais rápido, invasivo que seja, para ele voltar mais rápido. Ele sente dor e isso atrapalha bastante o desenvolvimento da prática do esporte", disse o médico Paulo Rabaldo à Rádio Bandeirantes.

Luan não enfrentará o São Paulo nesta quinta-feira por conta das fortes dores. Sequer está entre os relacionados e perdeu os últimos treinamentos do Grêmio.

A consulta com especialistas e a avaliação do quadro é diária para que ele possa voltar o quanto antes. Mas nos bastidores já se trata como improvável o regresso neste ano.

"Vamos nos pautar pela ciência. Não adianta inventar coisas, a cirurgia de fascite plantar é uma coisa que raramente se faz e às vezes não tem indicação em atletas. Estamos tentando e discutindo com especialistas na área de pé para ver qual a melhor medida. Mas que não se faça nada correndo, coisas que podem até atrapalhar o atleta", explicou o médico.

A incerteza de retorno neste ano se dá pela necessidade de repouso no tratamento da fascite. Até para que os remédios tenham efeito e o tratamento seja pleno. 

"Ele jogar vai contra o princípio do repouso. Quando se faz um anti-inflamatório mais potente e no dia seguinte precisa fazer um treino, um teste, um jogo, causa dor e isso volta tudo para estaca zero", definiu Rabaldo. 

A lesão muscular que o fez perder outras atividades está totalmente curada. Luan tem 25 anos e marcou 10 gols em 40 jogos nesta temporada. O Grêmio tem mais cinco partidas no ano, o último será dia 4 de dezembro, dentro de menos de um mês.