Topo

Artilheiro e questionado, Dourado garantiu nove pontos ao Fla no Brasileiro

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/11/2018 04h00

Henrique Dourado é o artilheiro do Flamengo na temporada, com 13 gols. Ele divide com Lucas Paquetá o posto. Ao contrário do prata da casa, no entanto, sempre foi questionado pela torcida na temporada. Ainda que esteja longe da unanimidade, o gol marcado na vitória sobre o Santos por 1 a 0, na última quinta-feira (15), no Maracanã, entrou em uma lista importante do Rubro-negro no Campeonato Brasileiro.

Apesar de todos os questionamentos, o Ceifador foi responsável direto por pelo menos três vitórias do Flamengo no Brasileirão. Sem esses nove pontos, a complicadíssima perseguição ao líder Palmeiras na busca pelo título sequer existiria.

Além do triunfo sobre o Santos, que também contou com pênalti defendido pelo goleiro César, Dourado foi fundamental nas vitórias por 1 a 0 sobre o Cruzeiro e por 2 a 0 diante do América-MG, marcando os três gols nas duas partidas.

Ele também fez um gol nos importantes triunfos sobre Fluminense (2 a 0) e Paraná (4 a 0). Se não teve o desempenho sonhado pela torcida, Dourado está convicto de que fez o máximo para ajudar o Flamengo quando solicitado.

“Nunca deixei de trabalhar. É o dia a dia. Foi a segunda oportunidade com o professor Dorival Júnior. É isso, aproveitar as chances”, comentou.

O Flamengo chegou aos 63 pontos e está a sete do líder Palmeiras (70). Restam quatro rodadas para o encerramento do Brasileirão. Para conquistar o título, o Rubro-negro precisa vencer os seus jogos e torcer para que o Alviverde não some mais do que quatro pontos até o final, além de esperar por tropeços do também concorrente Internacional.