Topo

Vasco busca feito inédito no Brasileiro em luta contra quarto rebaixamento

Alberto Valentim tem um difícil desafio pela frente no comando do Vasco - Thiago Ribeiro/AGIF
Alberto Valentim tem um difícil desafio pela frente no comando do Vasco Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

16/11/2018 04h00

Pressionado na luta contra o quarto rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Vasco reúne forças para espantar a ameaça nas últimas rodadas. Para isso, no entanto, buscar um feito inédito se torna imprescindível: vencer fora do Rio de Janeiro.

Até a 34ª rodada, o Cruzmaltino não conseguiu o sonhado triunfo como visitante, o que fez muita diferença na situação desconfortável vivida na tabela. Com exceção dos clássicos cariocas, o time saiu da Cidade Maravilhosa 14 vezes, com nove derrotas e cinco empates.

O aproveitamento nesses jogos é de apenas 11,9% dos pontos disputados. Muito pouco. Além do Corinthians, o Vasco ainda enfrenta o Ceará fora de casa na última rodada. Os dois oponentes vascaínos são adversários diretos na luta contra o rebaixamento. Se, ao menos vencer uma dessas partidas, o desempenho nos jogos contra São Paulo e Palmeiras, ambos em São Januário, podem definir a permanência na elite.

É claro que o panorama é desconfortável, até pela forma como o time desperdiçou pontos em sequência com gols sofridos nos minutos finais. Triunfar fora de casa, inclusive, pode ser decisivo no momento para amenizar a pressão dos erros consecutivos.

“Precisamos de mais força. É necessário superar as adversidades que encontramos. Não resta alternativa. Vamos recuperar os jogadores e brigar por esses pontos”, comentou o técnico Alberto Valentim.