Topo

Palmeiras atropela o América-MG, mas vitória do Fla impede festa do deca

Siga o UOL Esporte no

Danilo Lavieri e Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

21/11/2018 23h39

O Palmeiras fez sua parte e atropelou o América-MG na noite desta quarta-feira (21) no Allianz Parque, mas ainda não pôde confirmar antecipadamente o título do Campeonato Brasileiro. Apesar da vitória alviverde por 4 a 0, com gols de Luan, Willian, Dudu e Deyverson, o vice-líder Flamengo também bateu o Grêmio em partida disputada no mesmo horário e manteve a disputa aberta até a próxima rodada.

Agora, o líder Palmeiras tem 74 pontos, contra 69 do Fla, faltando dois jogos para o fim da competição. Na próxima rodada, no domingo (25), o Verdão visita o Vasco precisando apenas de uma vitória simples, enquanto o Rubro-Negro pega o Cruzeiro, também fora de casa. Já o América-MG, com a derrota, parou nos 37 pontos e ficou na 17ª colocação, dentro da zona do rebaixamento.

O jogo foi de domínio total palmeirense, com destaque para a grande atuação de Dudu, autor de um gol, uma assistência e vários lances de perigo. A torcida lotou o Allianz Parque e cantou com muita vontade do início ao fim, mas, apesar dos gritos de "seremos campeões", não teve o gostinho de comemorar o decacampeonato em casa.

O melhor: Dudu

O atacante palmeirense esteve em uma daquelas jornadas endiabradas. Driblou como quis, deu belos passes, finalizou com perigo e foi o principal criador do time, tanto que Felipão até mudou seu posicionamento no meio do primeiro tempo, centralizando o camisa 7 para puxar contra-ataques. Praticamente todas as boas jogadas passaram pelos pés de Dudu, que fez um golaço e poderia ter saído com mais de uma assistência do jogo se os companheiros caprichassem mais na pontaria.

O pior: Borja

Borja lamenta - Miguel Schincariol/Getty Images - Miguel Schincariol/Getty Images
Imagem: Miguel Schincariol/Getty Images

Não foi a noite do camisa 9. Errou jogadas fáceis, se complicou para tabelar com os companheiros e perdeu duas chances inacreditáveis após jogadas de Dudu: na primeira, dominou errado, e na segunda, chutou para fora sozinho de frente para o gol. A pouca aplicação na marcação também irritou Felipão, que o substituiu por Deyverson já no intervalo.

Torcida empurra e Palmeiras começa a mil

A atmosfera no Allianz Parque era de dia de decisão. Com a torcida cantando sem parar e a plenos pulmões, o Palmeiras começou a partida a todo vapor, encurralando o América. Roubou bolas no ataque, pressionou o tempo todo e não deixou o time mineiro trocar dois passes. A melhor chance dessa "blitz" inicial foi com uma arrancada de Dudu, que cruzou na segunda trave para Willian, mas o "Bigode" não chegou a tempo para desviar.

Ritmo cai, mas Verdão domina

Depois da euforia do começo, o ritmo da partida caiu naturalmente, mas o Palmeiras sempre se manteve no domínio da partida. Controlando as ações, o time de Felipão criava principalmente graças à partida inspiradíssima de Dudu, que exigiu ótima defesa de João Ricardo aos 20 minutos. Mesmo com a superioridade alviverde, a torcida começou a se irritar com alguns lances de displicência e erros de passe.

Borja perde chances incríveis e irrita Felipão

O colombiano já estava provocando reclamações de Felipão por sua pouca movimentação na hora de ajudar o time na marcação. Mas as duas chances perdidas no primeiro tempo, após grandes jogadas de Dudu, só aumentaram a irritação do chefe. Primeiro, o camisa 7 disparou pelo meio e deu bom passe para Borja, mas ele não conseguiu dominar. Depois, aos 43, a mais impressionante: Dudu fez um salseiro dentro da área do América e ajeitou para Borja, livre e de frente para o gol, mas o centroavante isolou por cima do gol.

Deyverson marca em 40 segundos, mas gol é anulado

Deyverson entrou no lugar de Borja devido ao péssimo primeiro tempo do camisa 9 e quase deixou sua marca com menos de um minuto em campo. Após a torcida comemorar a substituição, o Palmeiras bateu escanteio aos 40 segundos e, após desvio na primeira trave, Deyverson completou para as redes. Mas o gol foi corretamente anulado, já que o centroavante palmeirense estava impedido.

Luan abre o placar para o Palmeiras

Aos 13 minutos do segundo tempo, enfim o domínio palmeirense virou gol. Lucas Lima recebeu pela esquerda após um lance em que a bola desviou no árbitro, cruzou rasteiro e viu Luan dividir com o zagueiro Messias para mandar para a rede. Os jogadores do América ficaram reclamando muito de impedimento na jogada, mas dessa vez a arbitragem validou o gol.

Com passe e gol de Dudu, Palmeiras amplia vantagem

Com a partida totalmente dominada, o Palmeiras chegou ao segundo gol aos 30 minutos. Após bate-rebate na área, a bola ficou com Dudu, que teve toda a calma do mundo para dominar e deixar Willian na boa para deslocar o goleiro e ampliar a vantagem alviverde. E pouco depois, o próprio Dudu fez o terceiro ao acertar um lindo chute de fora da área, coroando a atuação espetacular.

Deyverson fecha o placar de cabeça

Se teve a primeira tentativa anulada, aos 37 minutos Deyverson não perdoou. Mayke avançou pela direita e cruzou na medida para o centroavante marcar o quarto gol do Palmeiras com um desvio certeiro de cabeça. A torcida festejou muito, mas pouco depois saiu o segundo gol do Flamengo contra o Grêmio, que impediu o grito antecipado de decacampeão.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras 4 x 0 América-MG

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 21/11/2018
Horário: 21h45 (de Brasília)
Público: 39.429
Renda: R$ 2.615.582,46
Árbitro: Paulo Roberto Alves Júnior (PR)
Assistentes: Luciano Roggenbaum e Luiz Henrique Souza Santos Renesto (PR)

Gols: Luan, aos 13, Willian, aos 30, Dudu, aos 32, e Deyverson, aos 37 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Ademir, Paulão, Norberto, Carlinhos, Matheus Ferraz e Leandro Donizete (América-MG)

Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Gustavo Gómez e Victor Luís; Thiago Santos (Moisés), Bruno Henrique e Lucas Lima; Willian, Dudu (Felipe Melo) e Borja (Deyverson). Técnico: Luiz Felipe Scolari

América-MG: João Ricardo; Norberto, Messias, Matheus Ferraz e Carlinhos; Christian, Juninho (Gerson Magrão) e Matheusinho (Robinho); Ademir (Leandro Donizete), Luan e Rafael Moura. Técnico: Givanildo Oliveira