Topo

Ceará bate Paraná e fica a 4 pontos de distância da zona de rebaixamento

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, em São Paulo

22/11/2018 22h54

O Ceará manteve dois sonhos vivos nesta quinta-feira (22), no Castelão, com vitória por 1 a 0 sobre o já rebaixado Paraná. O resultado deixa a equipe a quatro pontos de distância da zona de rebaixamento e alimenta as chances de vaga na Copa Sul-Americana.

Na tabela da Série A, com o fim desta 36ª rodada, o Vozão tem os mesmos 42 pontos do Fluminense, 13º colocado e último time do grupo que dá acesso ao torneio continental; são quatro a mais que o Sport, primeiro da zona de queda com 38. Restam seis pontos em disputa.

Se o Ceará não vencer pelo menos um de seus próximos compromissos, contra Atlético-PR e Vasco, não estará garantido na Série A. Se empatar os dois, irá a 44 pontos e terá de torcer para o Sport não vencer seus últimos jogos - neste caso, o time pernambucano teria a mesma pontuação e levaria vantagem no número de vitórias.

Por enquanto, o Ceará só deve lamentar o fato de que o Vasco venceu o São Paulo por 2 a 0, nesta mesma noite, e também chegou a 42 pontos. A Chapecoense, que bateu o Sport por 2 a 1, agora tem 40.

A bola parada definiu o triunfo do Ceará. Aos 32 do primeiro tempo, Jesiel girou no chão para fazer o corte, tocou na bola com o braço e cometeu pênalti. Juninho bateu com calma, no canto direito do gol, e marcou o único da partida aos 33 minutos.

O que se viu no Castelão foi um jogo morno. O Ceará teve posse da bola, mas mostrou dificuldade para criar qualquer jogada de perigo; quando conseguiu, aos 23 e aos 28 do primeiro tempo, Richard fez boas defesas - à queima-roupa, a segunda impressionou.

Nas duas últimas rodadas, o Ceará visita o Atlético-PR no dia 25 de novembro, e se despede desta temporada em 2 de dezembro, quando recebe o Vasco. O Paraná, já rebaixado, vai ao RJ para enfrentar o Botafogo na segunda (26) e encara o Inter em casa no dia 2.