Topo

São Paulo descarta retorno de Maicosuel e de outros emprestados em janeiro

Maicosuel comemora ao marcar pelo São Paulo; jogador não deve ficar no clube - Ale Cabral/AGIF
Maicosuel comemora ao marcar pelo São Paulo; jogador não deve ficar no clube Imagem: Ale Cabral/AGIF

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

29/11/2018 04h00

Maicosuel não vai voltar ao São Paulo. Apesar de o contrato do jogador com o clube ser válido até junho de 2020, o meia-atacante não faz parte dos planos de André Jardine para defender o Tricolor paulista em 2019. Ciente de que o seu futuro deve ser longe do Morumbi, os representantes do atleta, de 32 anos, começam a estudar no mercado da bola qual pode ser o seu destino.

O veterano está emprestado para o Paraná até o fim deste ano. Segundo apurou o UOL Esporte, a diretoria do clube de Curitiba gostaria de contar com a permanência do meia-atacante. No entanto, os vencimentos de Maicosuel não são considerados condizentes com os de uma equipe que vai disputar a Série B. Por isso, as negociações com outros times devem esquentar a partir da próxima semana, quando termina a Série A do Brasileirão.

Maicosuel foi contratado do Atlético-MG em junho de 2017 por cerca de R$ 3,5 milhões e com três anos de vínculo. Devido a problemas físicos, como desequilíbrio muscular, atuou pouquíssimas vezes. Foram oito jogos, totalizando 278 minutos, com um gol e uma assistência. No Paraná, ele voltou a ser desfalque por causa de lesões e atuou em seis partidas desde agosto. Durante esse período, o São Paulo ainda contribuiu com parte dos vencimentos do atleta.

No início do ano, ele já havia sido emprestado para o Grêmio. O Tricolor gaúcho assinou um contrato de seis meses com a possibilidade de renová-lo até o fim da temporada. No entanto, ele disputou apenas 12 jogos pela equipe, não marcou gols e foi devolvido ao São Paulo.

No mercado

Maicosuel não é o único jogador emprestado pelo São Paulo. Além do meia atacante, o clube do Morumbi tem uma lista de jogadores que estão em outros times e poderiam voltar. No entanto, segundo apurou o UOL Esporte, em um primeiro momento, o Tricolor paulista não deve ter o retorno destes atletas. Veja quem está emprestado:

Auro - o lateral direito está no Toronto FC e muito perto de oficializar a sua transferência definitiva para o time canadense.

Bruno - o lateral direito foi para o Bahia e tem contrato com o São Paulo até o fim de 2018. O vínculo não será renovado.

Lucas Kal - o zagueiro acertou empréstimo com o Vasco até a metade de 2019, mas o São Paulo poderia antecipar a sua volta.

Rony - o defensor está cedido ao CSA até o fim deste ano. 

Júnior Tavares - lateral esquerdo tem acordo com a Sampdoria até junho de 2019.

Pedro Augusto - meio campista defende o São Bento até o fim do ano, mas existe a possibilidade de o time do interior ampliar o acordo. Tem vínculo com o São Paulo até dezembro de 2019.

Lucas Fernandes - o meia está no Portimonense, de Portugal, até junho de 2019.

Paulo Boia - o atacante está no Portimonense até junho de 2019.

Thomaz - o meia jogou a Série B pelo Paysandu. Tem vínculo com o São Paulo até 2020.

Roni - o meia atacante mais um que defende o São Bento até o fim do ano.

Jonatan Gomez - o meio campista defende o Al-Fayha até o fim do ano. Tem contrato com o São Paulo até 2020, mas os árabes mostraram o desejo de ampliar o acordo.

Morato - o atacante defende o Sport até o fim do ano, quando termina o seu vínculo com o São Paulo.

Léo Natel - o atacante joga pela APOEL até agosto de 2019

João Paulo - o atacante disputou a Série B pelo Criciúma e tinha acordo até o fim deste ano com os catarinenses.