Topo

Sport vence o Santos na despedida de Cuca, mas cai para a Série B

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, em São Paulo

02/12/2018 18h58

O Sport está rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (2), o time pernambucano venceu o Santos por 2 a 1 na Ilha do Retiro, mas não conseguiu evitar o retorno à Segunda Divisão após seis anos - a vitória da Chapecoense contra o São Paulo e empate do Vasco contra o Ceará rebaixaram o time comandado por Milton Mendes. Rogério e Hernane Brocador anotaram os gols da vitória. Rodrygo descontou para o Santos.

Os dois times entraram em campo em situações completamente opostas. Enquanto o Sport precisava da vitória para seguir sonhando com a permanência na Série A, o Santos foi a Recife para cumprir tabela na partida que marcou a despedida do técnico Cuca. Apesar do "ritmo de férias", o time visitante começou criando as melhores chances na Ilha do Retiro. No segundo tempo, a dupla de atacantes que saiu do banco de reservas deu a vitória ao Rubro-Negro.

Apesar do resultado, o Sport encerra o Brasileiro na 17ª posição, com 42 pontos - um atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento. A equipe voltará à Segunda Divisão depois de cinco temporadas. O Rubro-Negro não disputava a Série B desde 2013. O Santos manteve os 50 pontos e finalizou na décima colocação.

O melhor: Rogério

Depois de um primeiro tempo fraco, a entrada de Rogério deu novo ânimo para o Sport na etapa final. O atacante anotou o gol que permitiu ao clube pernambucano seguir sonhando com a permanência por mais alguns minutos.

O pior: Jean Mota

Mesmo sem aspirar mais nada na competição, o Santos poderia ter saído com a vitória em Recife. O time desperdiçou boas chances de sair na frente, com Jean Mota. A melhor delas foi parada por boa defesa do goleiro do Sport.

Mailson salva Sport em primeiro tempo fraco

Apesar de precisar do resultado para manter as chances de permanência na Série A, o Sport fez pouco na primeira etapa para evitar a queda. Sem criar, o time pernambucano viu o Santos ter as melhores oportunidades para inaugurar o placar. O gol santista, inclusive, só não saiu graças ao goleiro Mailson, que fez uma grande defesa aos 22 minutos em chute de Jean Mota dentro da área.

Perto do fim da etapa inicial, a equipe da casa se salvou mais uma vez quando Jean Mota teve nova chance ao receber livre na entrada da área e mandou para fora. A atuação fraca do Sport rendeu um princípio de vaias das arquibancadas na ida para o intervalo. 

Torcida reage a pênalti em jogo do Flu

Enquanto assistia ao jogo na Ilha do Retiro, a torcida do Sport se mantinha atenta às partidas que interessavam diretamente na briga contra o rebaixamento. Na metade do primeiro tempo, os rubro-negros reagiram com muito barulho quando o goleiro Júlio Cesar defendeu um pênalti para o Fluminense contra o América-MG, no Maracanã. A explosão na arquibancada veio seguida do grito "Fica, Leão, na Primeira Divisão". Os torcedores voltaram a entoar o canto no momento que o time carioca abriu o placar no Rio de Janeiro.

Sport melhora e marca com reservas

O técnico Milton Mendes apostou nas entradas dos atacantes Rogério e Hernane na volta do intervalo após o baixo rendimento da primeira etapa. As mudanças deram ligeiro ânimo para equipe, mas demoraram para surtir efeito. Foi somente aos 38 minutos que Rogério conseguiu colocar o time da casa em vantagem. O atacante aproveitou uma bola sobrada dentro da área e mandou para o gol. Aos 46, Hernane também deixou o dele ao completar de cabeça um cruzamento de Marlone em bola parada.

Rodrygo desconta com golaço de falta

A derrota já estava consumada quando Rodrygo descontou para o Santos. Aos 48 minutos do segundo tempo, o jovem marcou de falta de longa distância o gol que diminuiu a desvantagem da equipe na partida. O belo lance foi o último do confronto na Ilha do Retiro.

Cuca se despede do Santos

O jogo deste domingo marcou a despedida de Cuca na segunda passagem pelo Santos. O técnico anunciou que fará uma pausa na carreira em 2019 para realizar uma cirurgia no coração. O treinador, que retornou à Vila Belmiro em julho para substituir Jair Ventura, deixa o cargo com 26 jogos - dez vitórias, oito empates e oito derrotas. O clube ainda não definiu um novo nome para a função.

Sport volta à Série B após seis anos

O resultado na Ilha do Retiro culminou na volta do Sport à Segunda Divisão após seis anos. O time pernambucano não disputava a Série B desde 2013, quando conseguiu o acesso para voltar à elite do futebol brasileiro.

Apesar da queda, o Sport encerrou uma sequência de cinco jogos sem vencer. O Leão havia vencido pela última vez na 32ª rodada, quando bateu o Ceará por 1 a 0. Desde então, foram duas derrotas e três empates.

FICHA TÉCNICA
SPORT 2 X 1 SANTOS

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)
Data e horário: 2 de dezembro de 2018, às 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Cleriston Clay Barreto (SE)

Cartões amarelos: Adryelson (SPO), Andrigo (SPO), Rogério (SPO); Yuri Lima (SAN)

Gols: Rogério (SPO), aos 38 minutos do segundo tempo, Hernane (SPO), aos 46 minutos do segundo tempo, e Rodrygo (SAN), aos 48 minutos do segundo tempo

Sport
Mailson; Andrigo, Ernando, Adryelson e Raul Prata; Marcão, Neto Moura (Rogério), Fellipe Bastos (Marlone) e Gabriel; Mateus Gonçalves e Matheus Peixoto (Hernane). Técnico: Milton Mendes

Santos
Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Copete; Guilherme Nunes (Yuri Lima), Diego Pituca (Eduardo Sasha) e Jean Mota (Lucas Lourenço); Arthur Gomes, Felippe Cardoso e Rodrygo. Técnico: Cuca