Topo

Ainda sem técnico, Santos tem reconstrução como desafio para 2019

Siga o UOL Esporte no

Do UOL, em São Paulo

03/12/2018 04h00

O fim do Campeonato Brasileiro deu início a uma nova etapa no Santos: a reconstrução para 2019. Ainda sem técnico definido para assumir a vaga de Cuca, que se despediu na derrota por 2 a 1 para o Sport, no último domingo (2), o clube precisa encontrar novos pilares para a próxima temporada. 

O primeiro pilar - e talvez o mais urgente - é a definição de um treinador para assumir a equipe. Isso porque a indefinição sobre o novo treinador trava pontos importantes no planejamento, como a contratação de reforços para 2019. Há a expectativa do anúncio de um nome para função nesta semana.

Além disso, o Santos perdeu referências importantes dentro de campo. Gabigol, artilheiro da equipe na temporada, está de saída após o fim do empréstimo junto à Inter de Milão. Renato, um dos líderes do elenco, se aposentou dos gramados e passará a atuar como executivo de futebol do clube.

Vale lembrar também que Rodrygo, uma das promessas recentes da Vila Belmiro, pode deixar o clube no meio do ano para se apresentar ao Real Madrid. Ele assinou contrato até 2025 com o time espanhol em junho deste ano, mas o acordo prevê que ele se transfira somente seis meses depois de completar 18 anos.

Outro ponto importante é construção de um elenco que volte a brigar por títulos. Neste ano, o clube chegou a sofrer com a ameaça do rebaixamento do Campeonato Brasileiro e não conseguiu ir longe nas competições mata-mata - o time foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores e caiu nas quartas de final da Copa do Brasil. Antes disso, o Alvinegro se despediu do Campeonato Paulista nas semifinais. 

Após comandar o Santos pela última vez nesta segunda passagem, Cuca desejou sorte ao clube em 2019. Em outra ocasião, o treinador já havia destacado que o time precisará de novas referências para a temporada e citou Bryan Ruiz, Carlos Sánchez e Derlis González como possíveis nomes para liderar o time na nova etapa.

Com o término da temporada, o elenco santista entra de férias e retorna às atividades para a pré-temporada no dia 2 de janeiro, no CT Rei Pelé.