Topo

Corinthians fecha ano com pontuação de rebaixamento e planejamento atrasado

O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, acompanha o trabalho da equipe, com Jair Ventura  - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, acompanha o trabalho da equipe, com Jair Ventura Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Jeremias Wernek e José Eduardo Martins

Do UOL, em Porto Alegre e São Paulo

03/12/2018 04h00

O melancólico fim de ano do Corinthians serviu para deixar o torcedor preocupado. Com a derrota para o Grêmio no domingo (2), o Alvinegro fechou o Campeonato Brasileiro na 13ª posição com 44 pontos, exatamente a mesma pontuação que o clube registrou em 2007, quando acabou rebaixado para a Série B do nacional.

Além do desempenho fraco do time, a situação do clube fora dos gramados também não é animadora. O planejamento do Corinthians está longe de ter o ritmo esperado pela diretoria. A permanência de Jair Ventura no cargo está longe de estar garantida - apesar de o treinador ter contrato até dezembro de 2019.

Como publicou o UOL Esporte, o alvinegro está muito perto de fechar o retorno de Fábio Carille. Há quem garanta que o campeão brasileiro de 2017 desembarca no Brasil entre terça (4) e quarta-feira (5) para assinar o contrato. O Corinthians precisa depositar na conta do Al Wehda, da Arábia Saudita, 700 mil dólares (R$ 2,69 milhões) referentes à multa rescisória para que acordo seja selado.

Até mesmo por causa dessa indefinição no comando técnico, o Corinthians também sai um pouco atrás dos rivais na hora de buscar reforços no mercado da bola. No domingo, depois da derrota para o Grêmio, Jair Ventura até falou sobre a possibilidade de o clube contratar Marinho e ceder em definitivo Juninho Capixaba para o Tricolor Gaúcho. No entanto, segundo apurou o UOL Esporte, o Corinthians não tem interesse na transação, apesar de saber da necessidade de buscar um jogador para o setor.

Apesar do rendimento abaixo do esperado no Brasileirão, o Corinthians garantiu uma vaga para a Copa Sul-Americana de 2019. Em janeiro, a equipe vai fazer a sua estreia no Campeonato Paulista.