Topo

Corinthians teve campanha de rebaixado no 2º turno e também como visitante

Corinthians perdeu 16 partidas no Brasileirão e fechou returno com quarta pior campanha - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Corinthians perdeu 16 partidas no Brasileirão e fechou returno com quarta pior campanha Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

03/12/2018 12h08

O Corinthians conseguiu escapar do rebaixamento no Brasileirão na penúltima rodada do campeonato, mas manteve a campanha irregular ao perder para o Grêmio por 1 a 0 no último domingo, em Porto Alegre.

A derrota da equipe comandada pelo técnico Jair Ventura fez o Corinthians amargar duas posições ingratas. O time alvinegro teve campanha de rebaixado no 2º turno e também como visitante. Em ambas situações, os corintianos registraram a quarta pior participação entre os 20 clubes.

Nos 19 jogos como visitante, o Corinthians somou apenas nove pontos em 57 possíveis. O aproveitamento foi de 15%. Três clubes tiveram campanha pior: América-MG, Chapecoense e Paraná. O time corintiano ficou 11 partidas sem vencer fora de casa no Brasileirão 2018, com nove derrotas e dois empates - o último triunfo ocorreu no dia 29 de julho (4 a 1 sobre o Vasco, em Brasília).

Já nas partidas do returno, o Corinthians somou 18 pontos e fechou a participação na 17ª colocação, à frente de três equipes rebaixadas para a Série B: Vitória, América-MG e Paraná - até mesmo o Sport, que também caiu, teve campanha melhor.

Ao fim das 38 rodadas, o Corinthians somou 44 pontos, mesmo número de 2007, ano do rebaixamento, quando o time ficou na 17ª posição. Agora, a equipe garantiu o 13º lugar, com somente dois pontos de vantagem sobre o Sport, a primeira equipe da zona do descenso.

Na campanha de 2018, o Corinthians teve 16 derrotas, recorde depois que o Brasileirão passou a ser disputado por 20 clubes - em 2007, os corintianos perderam 14 jogos. O aproveitamento de pontos no Brasileirão, por sua vez, é o pior de toda a era de pontos corridos e também de todo o século 21 (na edição 2000 a equipe corintiana teve desempenho pior).

Apesar de todo o retrospecto negativo, o Corinthians conseguiu garantir a última vaga para a Copa Sul-Americana do ano que vem. Por ter ficado fora da Libertadores, o time irá disputar a Copa do Brasil a partir das fases iniciais.