Topo

De invencibilidade a melhor turno: os recordes e marcas do Palmeiras deca

Bruno Henrique levanta o troféu de campeão brasileiro no Allianz Parque - Alê Cabral/Agif
Bruno Henrique levanta o troféu de campeão brasileiro no Allianz Parque Imagem: Alê Cabral/Agif

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

03/12/2018 04h00

A campanha do Palmeiras que culminou no décimo título do Campeonato Brasileiro na história do clube foi recheada de recordes e marcas históricas. A arrancada comandada por Luiz Felipe Scolari na competição desde sua chegada em julho deu ao Verdão não apenas o troféu, mas uma série de feitos que tornam ainda mais impressionante a conquista.

O Palmeiras terminou com 80 pontos, oito de vantagem sobre o segundo colocado Flamengo; o melhor ataque do campeonato, com 64 gols marcados; e a melhor defesa, com 26 gols sofridos. Além disso, confira a seguir seis marcas alcançadas pela equipe na competição.

Maior invencibilidade da história dos pontos corridos

Com 23 jogos sem perder, o Palmeiras bateu o recorde de invencibilidade do Brasileirão de pontos corridos (desde 2003), superando a sequência invicta de 19 partidas do Corinthians de 2017. A última derrota foi em 25 de julho, para o Fluminense, no jogo que causou a demissão do técnico Roger Machado. Desde então, o time não perdeu mais, em uma partida comandada pelo interino Wesley Carvalho e outras 22 pela comissão técnica de Felipão.

Segunda maior invencibilidade do clube no Brasileirão

Os 23 jogos de invencibilidade do Palmeiras de 2018 também igualaram a marca do esquadrão bicampeão de 1993/94, que ficou o mesmo período invicto entre os dois anos. O desafio agora é superar a maior série invicta da história do clube no Brasileirão, conquistada por outra equipe bicampeã nacional: a Segunda Academia, que passou 26 jogos seguidos sem perder entre 1972 e 1973.

Melhor turno da história dos pontos corridos com 20 times

Outra marca corintiana que foi derrubada: com o triunfo sobre o Vitória na última rodada, o Palmeiras fez o melhor turno da história dos pontos corridos desde que o Brasileirão passou a ter 20 clubes, com 47 pontos, 14 vitórias e saldo positivo de 24 gols. A campanha é ligeiramente superior à do primeiro turno do Corinthians de 2017, por um gol a mais de saldo.

Menos derrotas na história dos pontos corridos

O Palmeiras perdeu apenas quatro vezes no Campeonato Brasileiro, todas elas antes da chegada de Felipão. Com isso, igualou o recorde do São Paulo de 2006, que também só foi derrotado em quatro jogos naquela campanha.

Felipão se isola como técnico brasileiro mais vencedor

O triunfo no Brasileirão ainda serviu para Felipão se isolar ainda mais como o técnico brasileiro mais vencedor da história. Agora o gaúcho soma 27 títulos na carreira. O segundo colocado da lista é Vanderlei Luxemburgo, com 23 troféus no currículo - o último deles, o Campeonato Pernambucano de 2017 pelo Sport.

Maior público da história do Allianz Parque

O jogo contra o Vitória também serviu para quebrar o recorde de público do Allianz Parque, com 41.256 pagantes no estádio. O recorde anterior era de 41.227 pagantes, na final do Campeonato Paulista de 2018, vencida nos pênaltis pelo Corinthians.

Siga o UOL Esporte no