Topo

Série B - 2019

Em duelo prejudicado pela chuva, Criciúma marca no final e vence Americana

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/07/2011 21h27

A forte chuva que caiu sob o gramado do estádio Heriberto Hulse prejudicou – especialmente no primeiro tempo – bastante o duelo entre Criciúma e Americana na noite desta sexta-feira, pela 14ª rodada da Série B. Mesmo assim, o time da casa conseguiu construir inúmeras oportunidades e, de tanto insistir, foi premiado nos acréscimos com um gol de Doriva, vencendo a partida por 1 a 0.

"É um momento maravilhoso. O campeonato é longo, mas estamos no caminho certo. Nós brasileiros não desistimos nunca, e o Criciúma é assim", declarou Doriva, que ao final do jogo foi comemorar a vitória com a torcida, que gritava "Vamos subir Tigre". Com este resultado, o Criciúma vai aos 23 pontos, ganha três posições na tabela e fica com a quinta posição, bem perto do G-4.

Do outro lado, decepção pelo ponto perdido. "É horrível perder no último minuto. Levamos um gol que nos prejudica, o Criciúma passa a gente na tabela e agora temos que conseguir um bom resultado em casa", analisou Marcinho, meia do Americana, que estaciona nos 21 pontos e cai para a sétima colocação na tabela de classificação da Série B.

Após o apito inicial, o Criciúma precisou de pouco tempo para se adaptar ao campo molhado e assim começar a criar algumas chances de gol. Porém, assim como aconteceu no duelo entre Americana e Portuguesa, Jaílson começou a ‘fechar o gol’ e salvou inúmeras oportunidades criadas pelo time da casa, as melhores delas concluídas por Pedro Carmona e Zé Carlos.

 “A bola para toda hora. É difícil tocar a bola, mas a gente teve muita chance de gol, eu errei, todo mundo errou, e no segundo tempo não podemos perder as oportunidades”, analisou Pedro Carmona. “É horrível. Não tem jogo. É balão pra lá, e balão pra cá, e a bola que sobrar a gente precisa aproveitar”, rebateu André Luiz, atacante do Americana.

Na etapa final, o Americana seguiu com uma postura mais defensiva e o Criciúma voltou a tomar conta da partida, mas com menos perigo. Aos 6min, o zagueiro Rogélio e o atacante Charles, que já vinham se desentendendo desde o início do segundo tempo, disputaram uma bola de forma ríspida e ambos acabaram expulsos pelo árbitro Péricles Bassols.

Com a diminuição da chuva, o campo começou a ficar menos encharcado e assim possibilitou outros tipos de jogadas, e não só ligação direta, como aconteceu na maior parte do primeiro tempo. Mesmo assim, o jogo continuou bastante disputado, com muitas faltas. De tanto reclamar das marcações do juiz, o técnico Toninho Cecílio também acabou expulso de campo.

O Criciúma continuou tentando, mas a ineficiência no setor ofensivo e a boa postura defensiva do time do Americana fazia com que o placar não se alterasse. Porém, quando o resultado parecia definido, o Criciúma conseguiu o que já vem se tornando corriqueiro dentro do Heriberto Hulse e balançou as redes nos acréscimos, com Doriva marcando de cabeça após cruzamento da direita.

CRICIÚMA 1 X 0 AMERICANA

Criciúma
Andrey; Fabinho Capixaba, Rogélio, Toninho e Pirão; Henik, Baraka, Aloísio (Dorival) e Pedro Carmona; Adeílson (Éder) e Zé Carlos (Schwenck)
Técnico: Guto Ferreira

Americana
Jaílson, Paulo Sérgio (Luiz Felipe), Jorge Luiz, Thiago Gomes e Magal; Léo Silva, Alê, Marcinho e Moacir (Kassio); Reinaldo (Charles) e André Luiz
Técnico: Toninho Cecílio

Data: 29/07/2011, sexta-feira
Local: Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (FIFA - RJ)
Assistentes: Marcelo Braz Mariano e Andréa Marcelino de Sá (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Zé Carlos, Rogélio, Andrey e Pedro Carmona (Criciúma); Jorge Luiz (Americana)
Cartões vermelhos: Rogélio (Criciúma); Charles (Americana)
Gols: Doriva, aos 48min do segundo tempo